Petrobras: obras da Refinaria Premium começarão amanhã, em Bacabeira

2comentários

Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras realizará, nesta sexta-feira (15/1), às 10h, no Maranhão, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e início das obras da Refinaria Premium I.
 
A Refinaria Premium I, a ser implantada no Município de Bacabeira (MA), a 60 Km do futuro terminal de São Luís, será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste. O projeto visa a aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.
 
Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I irá refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A Refinaria entrará em operação em duas fases – a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário, para receber petróleo e escoar derivados.
 
Estima-se que o empreendimento irá gerar, durante a fase de construção, cento e trinta e dois mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, cerca de vinte e seis mil pessoas estarão diretamente envolvidas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente mil e quinhentos trabalhadores.
 
Por intermédio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) e de outras iniciativas da Petrobras, será promovida a qualificação da mão de obra necessária à implementação da Refinaria, por meio de cursos de capacitação profissional em diversas categorias, nos níveis básico, médio e superior. Somente o Prominp capacitará vinte e duas mil e setecentas pessoas, até 2013.
 
O Termo de Compromisso para a construção da Refinaria Premium I foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em 14 de outubro de 2009. Antes, em maio de 2009, foi assinado o Protocolo de Entendimentos e, em 10 de julho de 2009, foi publicado o decreto do Governo do Maranhão, declarando de utilidade pública os 20 milhões de m 2  do terreno.

2 comentários para "Petrobras: obras da Refinaria Premium começarão amanhã, em Bacabeira"


  1. MARCELO

    É DANIEL O QUE VC ESCREVEU MESMO É VERDADE É UMA REINARIA NÃO REFIMARIA VCS ESTÃO REINANDO TENTAR FAZER UMA REFINARIA

  2. Fábio Martins

    É isso aí Lula! Com o Programa Nacional de Direitos Humanos a censura vai ser instalada. E ainda tem muita gente aprovando.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS