Lava-Pratos de Ribamar é a pedida do fim de semana

1comentário

lava pratosA folia carnavalesca terá continuidade neste fim-de-semana em São José de Ribamar. Trata-se do tradicional Carnaval do Lava-Pratos, evento promovido pela administração do prefeito Luis Fernando Silva, que fecha, com chave de ouro, a temporada carnavalesca no Maranhão. A previsão é de que mais de 150 mil pessoas visitem a cidade durante os dois dias – sábado (20) e domingo (21) – de festa, que este ano chega a sua 64ª edição.

“Temos certeza absoluta que este será o maior, melhor e mais tranqüilo Carnaval do Lava-Pratos de todos os tempos”, afirmou Luis Fernando durante entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (19). O prefeito informou que todo o aparato dos serviços públicos municipais (limpeza pública, iluminação pública, saúde, trânsito e segurança privada) está preparado para atender bem as milhares de pessoas que irão comparecer ao primeiro Carnaval fora de época do país. “O Lava-Pratos será de muita alegria e segurança. O governo Roseana Sarney disponibilizou cerca de 800 homens, entre policiais militares e bombeiros, que irão trabalhar durante os dois dias do evento. Além disso, colocaremos a disposição mais de 280 homens [segurança privada] e todo o efetivo da Guarda Municipal. Todo este grande esquema foi organizado para que no Lava-Pratos se repita o que aconteceu no Carnaval tradicional. Ou seja, foliões brincando tranqüilos e com muita segurança”, disse Luis Fernando.

A programação do Lava-Pratos 2010, que conta com a parceria do governo Roseana Sarney (PMDB), terá início no sábado, a partir das 19h, na orla marítima da Sede do Município. Na chamada Estação Praia (palco montado próximo ao posto do Corpo de Bombeiros), a festa será comandada pelas bandas Krakelê e Ilha. Já na Estação Alegria (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, também situado na orla marítima), onde foram instaladas duas grandes estruturas de palco, Vagabundos do Jegue, Máquina de Descascar Alho, Bicho Terra e banda Reprise irão garantir a animação dos foliões.

No domingo, a partir das 10h, o circuito da Avenida Gonçalves Dias estará aberto para receber os grupos carnavalescos. A partir das 11h, a festança recomeça na orla marítima. Na Estação Praia, a alegria ficará por conta dos shows das bandas Jacaré, Swing dos Brothers e Pakera. Na Estação Alegria, a atração principal será o show da banda baiana Oz Bambaz, considerada uma das melhores do Brasil no quesito swingueira. O show dos baianos tem início previsto para as 18h. . Alessandra e Banda, Kizoeira, Dois Corações, Puxa o Fole e Menina Assanhada também irão agitar o Carnaval do Lava-Pratos no Parque Municipal do Folclore no domingo.

Segurança, Saúde e Trânsito

A exemplo do que vem acontecendo desde 2005, início da primeira administração Luis Fernando, a Prefeitura de Ribamar, agora em 2010, investiu muito no resgate e no fortalecimento do Carnaval tradicional, oferecendo aos ribamarenses e aos turistas, cinco dias de muita festa, com o tema “Cidade da Alegria, Folia para Todos”. A folia contou com forte esquema de segurança dos brincantes, que será mantido e ampliado durante o Lava-Pratos 2010. Mais de mil homens (entre policiais militares, bombeiros, integrantes da Guarda Municipal e agentes de segurança privada contratados pela Prefeitura) estarão trabalhando durante os dois dias do evento nos circuitos carnavalescos Gonçalves Dias e orla marítima.

A saúde dos brincantes também estará garantida no Lava-Pratos. O Centro de Saúde Honório Gomes e o Hospital Municipal, ambos localizados na Sede da cidade, funcionarão em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e com ambulâncias. Paralelamente à folia, a Prefeitura promoverá atividades educativas, como repasse de material impresso sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e distribuição gratuita de preservativos.

O trânsito na Sede do município sofrerá algumas intervenções no domingo de Lava-Pratos. As vans que estiverem trafegando no sentido MA-201/Ribamar deverão seguir pela avenida Clodomir Cardoso, passando pela avenida Garrastazu Médici, rua da Avenida até a rua Bom Jesus (ponto final). Os ônibus que estiverem trafegando nesse mesmo sentido deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passar pela avenida Garrastazu Medici e chegar ao Parque da Campina (ponto final). Os ônibus que deixarem a sede do Município com destino a São Luis e Paço do Lumiar pela Estrada de Ribamar (Rodovia Estadual MA-201) deverão seguir o seguinte itinerário: Parque da Campina(Avenida Garrastazu Médici), passando pela rua Humberto de Campus e avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem nesse mesmo sentido farão o seguinte itinerário: rua Bom Jesus, passando pela avenida Clodomir Cardoso até chegar à MA-201. Essas alterações no trânsito terão início a partir das 11h. Carros de passeio poderão utilizar as ruas paralelas ao circuito da Avenida Gonçalves Dias.

A história do Lava-Pratos

O Lava-Pratos chega, este ano, a sua 64ª edição na cidade de São José de Ribamar. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado. O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945. Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba. Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na rua Nova, na sede do município.

Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense. Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para Ribamar para abrilhantar o evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar

1 comentário para "Lava-Pratos de Ribamar é a pedida do fim de semana"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS