Uma grande perda

1comentário

walterNunca tive proximidade com o agora saudoso jornalista Walter Rodrigues, mas era seu leitor assíduo. Desde a época do seu Colunão, encartado por vários anos, aos domingos, pelo Jornal Pequeno, acompanho seus pontos de vista, sempre pautados pela busca da maior imparcialidade possível a um profissional de imprensa. Ultimamente, como no sábado passado, o via em supermercados, mas não nos cumprimentávamos, não por falta de interesse, e sim pelo caráter reservado de ambos.  

Apenas uma vez trocamos idéias, por ocasião de um comentário escrito por ele em seu blog a respeito de uma matéria que postei nesta coluna virtual que mantenho há quase três anos aqui no imirante.com. Sim, ele também era meu leitor, o que honradamente faço questão de frisar. Confesso que foi uma experiência enriquecedora, tendo em vista a repercussão ainda maior que o fato tomou. 

Walter era um criador e um fomentador de polêmicas. Quase sempre dizia as coisas na medida certa. E quando errava, não hesitava em corrigir-se perante o seu numeroso público. Era um mestre do raciocínio e com seus textos ao mesmo tempo leves e profundos incitava os leitores a exercitar o pensamento. Não se contentava em narrar um fato, se dispunha sempre a interpretá-lo, não se importando em ferir interesses.

Lembro do dia em que ele ministrou uma breve palestra à minha turma, na UFMA, há uns 11 anos, a convite do também jornalista, professor e militante político Franklin Douglas. A cadeira era Realidade Regional em Comunicação e o tema era o Jornal Pequeno, que veiculava o seu Colunão dominical. Walter falou com entusiasmo aos então aprendizes de comunicadores. Esmiuçou o assunto com uma didática que se contrapunha ao seu eu retraído. Ao fim, todos foram unânimes em dizer que aquela fora uma experiência proveitosa.

Clichê à parte, sua ausência com certeza deixará uma lacuna no jornalismo maranhense.

Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão

1 comentário para "Uma grande perda"


  1. MAURO

    Caro Daniel,
    li este comentário do “Maiobeiro”, e copiei, pois acho importante a divulgação
    dessas opiniões e informações sobre o nosso município, Paço do Lumiar.
    Carta ao povo do maranhão
    Caro Jornalista o motivo pelo qual escrevo para você é devido a sua credibilidade e seriedade na sua profissão mostrando a seus leitores e admiradores a realidade dos fatos com total imparcialidade. Sou nascido e criado aqui em paço do lumiar na região das maioba terra que muitos gostam devido a sua beleza natural que ate na década de 80 éramos um dos maiores produtores de hortfrute por causa dos nossos rios, hoje são todos poluídos.
    o que também me faz escreve a este blog é impunidade que estamos observando aqui em paço do lumiar.a senhora Bia Aroso prefeita municipal tem transformado o nosso município em um verdadeiro campo de querra.seja a querra psicológica ou a querra sangrenta neste caso sangrando a golpes de espadas a nossa carta magna( aconstituição deste país )seja aplicando o nepotismo,roubando verbas federais e fazendo do prédio da prefeitura uma verdadeira lavanderia.a judando suas irmãs,seus compadres e sobrinhos.
    O município de paço do lumiar se transformou em uma terra sem lei. A prefeita não respeita a promotora de justiça e nem a juíza local. Quem manda é ela Bia Aroso.
    Vocês mostraram ao mundo inteiro o que essa senhora é capaz de fazer e ate o momento nem uma providencia por parte das autoridades foi tomada será que essa mulher tem pacto com satã. Ela é intocável, se fosse um ladrão de galinhas já estava atrás das grades a muito tempo,mais é a família aroso cometendo mais dos seus muitos crimes contra este município.paço do lumiar hoje é um pedaço de anajutuba quem manda é BIA(prefeita)CLORES(irmã)SOCORRO(irmã)THIAGO(filho)AMADEU(marido)CIDINHO(irmão)MOREVIR(sobrinho)SILVÂNIRA(nora de clores)ARIOSVALDO(ex-namorado de Bia)todos Venâncio e aroso,no caso Ariosvaldo esse trouxe entre filhas e genro 12 pessoas todos empregados e com autos salários e também envolvidos diretamente no escândalo que o professor Celso marques denunciou no GECOC.
    Espero que as autoridades tomem providencias urgente porque se não, não vale apena criarem leis neste país é melhor rasgarmos o código penal, a constituição federal, estadual em fim o país se transformar em uma republica sem lei.
    E para em cerrar fiquem todos sabendo que a prefeita Bia Aroso esta de malas arrumadas para ir gastar dinheiro em Portugal no final deste mês.
    Caro amigo você sabia que quem dar as cartas na simfra de paço do lumiar e senhor de nome Rodrigo Paz (sobrinho de clodomir paz) fruto de acordo político entre a prefeita e uma parlamentar. É esse é o cara. RODRIGO PAZ

    Golpe em Manoel Ribeiro, Chico Gomes e a nossa governadora
    OBRIGADO PELO ESPAÇO.

    ACORDA PAÇO DO LUMIAR, VAMOS TOMAR UMA ATITUDE
    peço que leia em seu programa hoje anoite.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS