Reitor da UFMA, Natalino Salgado, é homenageado na AL

2comentários

natalino2O reitor da Universidade Federal do Maranhão  (UFMA), Natalino Salgado, explanou na manhã da última quarta-feira, 26 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a atuação da Universidade no Estado nos dois anos e meio de uma reconhecida e relevante administração. A homenagem foi proposta pela Deputada Gardênia Castelo com a ressalva de que a UFMA vive, hoje, um processo dinâmico na interiorização, nas atividades de pesquisa e extensão, na comunicação, o que dinamizou sobremaneira a oferta de serviços prestados pela Instituição, inserido-a nos programas de reestruturação do Governo Federal.
 
Para a Deputada, esta homenagem significa o reconhecimento que a sociedade deve tomar das transformações que a UFMA vem passando. “A Universidade é um grande alavancador da educação para o nosso Estado. A UFMA, em parceria com administradores e classes públicas, dá uma belíssima contribuição que melhora o nosso Estado, e por conseguinte os índices de desenvolvimento”, afirma Gardênia.
 
O reitor Natalino Salgado explanou os avanços de inovação e inclusão social, bem como o aumento do número de vagas para inserção de mais jovens na vida acadêmica. Além disso, Natalino apresentou os campi de Bacabal e Pinheiro, que foram reestruturados, sendo que para isso, foi necessário primeiro reestruturar os campi com aulas presenciais em Imperatriz e Chapadinha.
 
Com todos os avanços existentes na Universidade, o Reitor frisou o crescente número de professores, servidores e técnicos dentro da UFMA, citou também a criação da ouvidoria, dos departamentos nas pró-reitorias (para facilitar o desenvolvimento acadêmico) e a implantação de 20 novos cursos de graduação.
 
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) dobrou o número de alunos em sala de aula, que antes era 20 mil, e com o Núcleo passa a ser 40 mil, com aulas presenciais, além dos estágios curriculares. A Instituição possui, hoje, quatro doutorados e 16 mestrados.
 
Para o Reitor, este é um momento em que a assembleia homenageia a UFMA e apresenta à sociedade todo o trabalho que vem realizando no espaço público, onde está instalada a Universidade. “A UFMA passa por uma vigorosa transformação de crescimento, em que trabalha com diferentes dimensões, dando oportunidade para jovens se inserirem no ensino superior, além de fortalecer a qualidade do ensino do Estado, por meio da criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, bem como a utilização da Assessoria de Interiorização que leva educação aos municípios de baixa renda, o que amplia o nível educacional do Estado”, declara o Reitor.
 
Natalino afirma ainda que as obras realizadas trabalham na perspectiva de criar ambientes e espaços acadêmicos, como salas de aulas e laboratórios, tendo ajuda do Governo Federal, em parceria com os deputados federais. “Contamos com as emendas que estão colocadas em todas as universidades, contendo bons projetos a fim de buscar novos cursos e atender a demanda, além de alavancar a Instituição e cumprir seu papel na sociedade”, finaliza o Reitor.
 
Hoje, a UFMA mantém convênio com 12 países, dentre eles França, Portugal, Itália e Espanha. Outros setores da Instituição estão sendo objeto de intervenção na gestão do reitor Natalino, com a acessibilidade por meio da reorganização dos espaços físicos dos campi; a interiorização da educação e cultura; as ações de comunicação através da ampliação e modernização da mídia própria como a televisão e a rádio digital; do Hospital Universitário, inclusive de sua central de transplantes; a adaptação do plano diretor da cidade universitária; a assistência social ao estudante, pela ampliação das bolsas de estudo e pelo auxílio, dentre outras intervenções importantes.
 
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da seção, Deputado Edvaldo Holanda; Ministro Edson Vidigal; pelo Deputado Roberto Rocha; pelo Prefeito de São Luís, João Castelo; e pelo Prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFMA

2 comentários para "Reitor da UFMA, Natalino Salgado, é homenageado na AL"


  1. Magno BM Lima

    Um reconhecimento merecido dos balaios.
    Parabéns pela homenagem.
    Um braço forte na luta tucana,

  2. Clovis Matos

    Acho que o Reitor Natalino Salgado é do Ninho de Tucanos, pois já visto vários elogios abertos ao Magnifico,pela Cupula de Tucanos Maranhense (Gardeninha, Castelo e Roberto Rocha) não resta duvida que o mesmo é um bom administrador, mais de que lado será que ele vai em Outubro?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS