ANP instalará escritórios em São Luís e Imperatriz

0comentário

kardecA Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustívei (ANP) ampliará sua atuação no Maranhão com a instalação de  escritórios de representação em São Luís e Imperatriz. A informação é do diretor Allan Kardec Duailibe Filho (foto), que é também professor da Universidade Federal do Maranhão, instituição pela qual disputou as eleições para o cargo de vice-reitor em 2007.

Confira abaixo entrevista concedida por e-mail ao Portal Vermelho (www.vermelho.org.br):

Vermelho – Está confirmada a instalação de uma representação da ANP em São Luis e outra em Imperatriz?

Allan Kardec – A assinatura do protocolo para atividades de fiscalização da ANP no Estado do Maranhão deverá acontecer brevemente. O governo do Maranhão vai ceder espaço para a criação do Posto Avançado de Fiscalização da ANP em São Luís, com espaço para acomodar dois fiscais da agência. Em relação a Imperatriz, a ANP deverá treinar dois funcionários do Ministério Público para que eles possam realizar ações de fiscalização e ajudar a ANP no combate à revenda ilegal de gás de cozinha e a adulteração de combustível. A agência, no entanto, dará prosseguimento às ações periódicas realizadas no Maranhão.

Vermelho – O que justifica a instalação das representações?

Allan Kardec – O consumo de combustíveis no Maranhão vem crescendo fortemente nos últimos anos, passando de 1,4 bilhão de litros em 2006 para 1,8 bilhão de litros em 2009, segundo dados informados pelas distribuidoras de combustíveis. Com a instalação da refinaria Premium I, que deverá entrar em operação a partir de 2013, no município de Bacabeira, a 60 km de São Luis, o estado passará a exportar combustível para as regiões Norte e Nordeste. Com isso, torna-se fundamental a presença mais efetiva da ANP no estado, especialmente na capital São Luís. Imperatriz é uma das cidades que mais cresce na região Nordeste. Sua localização , na divisa com Tocantins, a torna estratégica para os dois estados. A intenção da ANP é treinar dois funcionários da Promotoria do Consumidor de Imperatriz para que eles possam ajudar a agência na fiscalização dos postos revendedores de combustível e das revendas de gás de cozinha. De qualquer maneira, a ANP vai intensificar suas ações para manter o mercado de combustíveis saudável no Maranhão. A qualidade dos combustíveis vendidos no estado vem melhorando nos últimos anos devido à ação da agência. De acordo com o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP, o percentual de não-conformidade da gasolina, que era de 2,5% em 2006, hoje é de 1,6%.

Vermelho – Há prazo para a instalação?

Allan Kardec – A previsão é de que tanto o posto avançado em São Luis quanto o treinamento dos funcionários do MP em Imperatriz ocorram ainda este ano.

Vermelho – Qual a sua previsão sobre o Maranhão na era da refinaria de Petróleo?

Allan Kardec – A refinaria Premium I, que será construída no município de Bacabeira, dará um impulso extraordinário ao desenvolvimento do Maranhão. Ela vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos no estado, abrir oportunidades para que empresas de diversos setores, principalmente as ligadas ao setor petroquímico e de equipamentos, se instalem em território maranhense. Apenas na fase de construção a previsão é que o empreendimento gere 132 mil postos de trabalho diretos e indiretos. O contingente previsto para a operação é de 1.500 trabalhadores.

Sem comentário para "ANP instalará escritórios em São Luís e Imperatriz"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS