Perigo em duas rodas

0comentário
Motociclista estendido no chão, após sofrer acidente

Reportagem especial publicada ontem pelo jornal O Estado do Maranhão, em sua editoria de Cidade, traz a informação assustadora de que 50% dos leitos existentes em hospitais públicos de São Luís são ocupados por vítimas de acidentes com motocicletas. Produzida pelo repórter Diego Torres, a matéria retrata uma situação que a cada dia se mostra mais grave e que é motivada, sobretudo, pela precária fiscalização e pela imprudência de grande parte dos condutores.

Circular de moto em São Luís, assim como em outras grandes cidades brasileiras, é expor-se a uma série de riscos, que vão do desrepeito à sinalização à verdadeira guerra travada entre aqueles que se locomovem sobre duas rodas e condutores de outros tipos de veículo. Mesmo cientes do perigo, muitos motociclistas não costumam primar pela própria segurança e das demais pessoas que estão no trânsito. O resultado é que todos os dias se repetem nas ruas e avenidas da capital cenas de pessoas estendidas no chão com fraturas e até mortas em via pública.

Nos hospitais da cidade, os condutores de motos dão entrada às dezenas todos os meses, muitos em estado gravíssimo. O período de recuperação é longo e, geralmente, doloroso. Assim, sofrem a vítima do acidente e seus familiares, que assistem, desesperados, ao sofrimento do ente querido.

A combinação entre imprudência e falta de ação do poder público em muitos casos é fatal. Reverter esse quadro é obrigação não só dos governos, como dos condutores de motocicletas que ao transgredir as normas de trânsito dão uma prova de desrespeito à vida.        

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Perigo em duas rodas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS