Mesmo com fratura na coluna e sete hérnias de disco, carpinteiro tem pensão negada pelo INSS

1comentário
Edvaldo mostra laudo médico e radiografia que atestam sua incapacidade para o trabalho

O carpinteiro maranhense Edvaldo Silva dos Santos, 40 anos, vive um drama desde que se acidentou em uma obra na qual trabalhava, em meados de 2008. Após despencar de uma caixa d’água instalada no segundo andar de um condomínio residencial em construção, no Olho d’Água, ele fraturou a coluna e sofreu grave lesão na perna esquerda, ficando incapaz de exercer a profissão.

Natural de Humberto de Campos, Edvaldo é casado e pai de três filhos. Atualmente, mora no Residencial José Reinaldo Tavares, área de invasão vizinha à Cidade Olímpica, na mais absoluta miséria. Sem poder trabalhar, ele vive da solidariedade alheia. No seu semblante, percebe-se logo o desespero do pai que não tem como prover a família.

Invalidez

O carpinteiro lamenta sua condição de inválido e o fato de nem mesmo a Justiça e o Ministério Público  terem sido capazes de por fim ao seu drama. Edvaldo aponta o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como seu maior algoz. Segundo ele, foram incontáveis as vezes em que se submeteu a perícia médica no órgão e teve o pedido de benefício negado.

Apenas na primeira vez foi bem sucedido, o que lhe permitiu receber a pensão por invalidez temporária durante um ano, entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010. Após esse período, o benefício foi bloqueado e não mais concedido.

Além da fratura na coluna e das sete hérnias de disco, o acidente de trabalho rendeu ao carpinteiro um ferimento na perna, que deu origem a um cisto e a outra hérnia. “Se você está me vendo em pé agora, é porque Deus está me dando forças para pedir ajuda”, declarou ao autor deste blog, em tom melancólico.

Edvaldo é mais um brasileiro vítima da burocracia, da má-fé e da incompetência que grassam na administração pública. No caso específico do INSS, a negação do benefício a um cidadão comprovadamente debilitado é ainda mais absurda, tendo em vista o histórico de fraudes previdenciárias que todos os meses fazem escoar milhões pelo ralo da corrupção.

Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão

1 comentário para "Mesmo com fratura na coluna e sete hérnias de disco, carpinteiro tem pensão negada pelo INSS"


  1. Luiz Eduardo

    Daniel você está correto, esse moço é vítima da burocracia, da má fé e da incompetência de serviços públicos, onde está o MP? Esse moço está sofrendo uma injustiça grave!!! Enquanto isso tem gente por aí que ganha milhões a gente sabe como… Parabéns pelo post meu caro amigo!!! Muito pertinente!!! Grande abraço!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS