Empresas maranhenses conquistam prêmio internacional de embalagem

2comentários
Os designers Marcelo Figueirêdo, Manoel Santos e Júnior Ramos com Thiago Moreira na premiação da Abre 2012

As empresas maranhenses Quadrante e SM Sanduíches ganharam o WorldStarPackagingAwards 2013 (categoria Alimentação), uma das mais importantes premiações destinadas à embalagens no mundo. Ao todo foram inscritos 316 trabalhos de mais de 33 países. Entre os brasileiros, além da embalagem maranhense foram premiados mais seis trabalhos entre os quais o da empresa de cosméticos Natura e da cervejaria Devassa.

Os maranhenses – que dividem o prêmio já que a embalagem foi criada pela Quadrante para a SM – receberão o troféu WorldStar em cerimônia que será realizada em Sydney, Austrália, no dia 9 de maio de 2013. A embalagem, criada para a linha kids da SM, concorreu à premiação internacional depois de ter sido credenciada pela premiação concedida pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre) deste ano. Além do prêmio da Abre 2012, o projeto foi finalista do Idea Brasil 2012 e medalha de ouro no Colunista Norte Nordeste.

Para o empresário da SM, Thiago Collares Moreira, o prêmio põe em evidência o que ele destaca como o diferencial da empresa. “Não tenho dúvidas que a embalagem pensada pela Quadrante para os sanduíches incrementou e muito nossas vendas, pois são bem diferenciadas e atendem as tendências do mercado mundial no setor. Sem dúvida as nossas embalagens foram o grande ‘pulo do gato’”, diz Thiago Moreira.

O jovem empresário – ele tem 25 anos – assumiu o negócio da família em 2010. “Até aquele ano a empresa, embora já existisse há 10 anos, era informal. Após formalizar o negócio e criar a empresa conhecemos, por intermédio da Quadrante, um projeto do Sebrae que, em convenio com a Abre, incentivava micro e pequenas empresas a investir em tecnologia de embalagens”, relembra Moreira que, na época, não dispunha de capital para investir nas embalagens. “Se não fosse o projeto não poderíamos ter investido em design”, reforça o empresário Além da linha kids, a Quadrante criou para a SM as embalagens para mais sanduíches: Tradicional, Light e Gold.

A coordenadora de Projetos Abre/Sebrae, Kelly Vasconcelos, enfatiza que o projeto está na 3ª edição e atendeu em oito anos, mais de 500 empresas, com 5.000 embalagens desenvolvidas. “Acreditamos que um design de qualidade, desde que adequado às condições do produto, eleva a competitividade das pequenas empresas, além de tornar a embalagem uma ferramenta de grande potencial mercadológico”, diz ela. “Este prêmio é o resultado do esforço empreendido pela Abre e o Sebrae para oferecer as médias e pequenas empresas o acesso ao design a preço acessível. Para o pequeno empresário que não dispõe de verba para publicidade a embalagem é a única vitrine do produto”, acredita a coordenadora.

 

A embalagem maranhense da SM Kids, criada pela Quadrante, foi premiada

Embalagens – A SM Sanduíches produz e comercializa sanduíches tipo natural. Por isto mesmo o projeto das embalagens contemplou duas etapas específicas: o design estrutural e o design gráfico. “Na etapa de design estrutural foi desenvolvido um modelo de embalagem que possibilita a visualização do sanduíche e a mesmo tempo impede o contato do usuário com o produto, o que aumenta a vida útil na gôndola”, explica o designer e sócio da Quadrante, Júnior Ramos.

Por ser destinado a crianças, o projeto gráfico da linha kids tem uma abordagem lúdica, buscando associação entre o imaginário infantil e a alimentação saudável. “Para isso foram criados personagens ‘monstrinhos devoradores de sanduiches’ com o objetivo de estimular o interesse das crianças, em um convite para que o ato de comer se torne uma brincadeira agradável e alegre”, conceitua Ramos.

O designer diz que quando o empresário buscou a Quadrante as três novas linhas de seu produto já estavam em testes de comercialização. “Ele estava usando embalagens pré-fabricadas, que embora acondicionassem o produto de forma apropriada, não ofereciam uma percepção visual agradável e estimulante ao consumo”, comenta.

Sobre o projeto, Ramos relembra: “Quando o Thiago Moreira nos apresentou seu problema percebemos que se tratava de um cliente em potencial, devido seu nível de esclarecimento sobre o seu mercado e sua grande vontade de viabilizar o projeto para alavancar seu negócio. Entretanto, como muitos microempresários, tinha poucos recursos disponíveis para o investimento nas embalagens de uma linha de produtos”, revela Ramos. “Propusemos então, que ele procurasse a Abre para obter informações sobre o convênio Abre/Sebraede Embalagem para Micro e Pequenas Empresas”.

Desafios

A equipe de profissionais que desenvolveu o projeto teve como principal desafio desenvolver o design estrutural da embalagem (solução da volumetria e sistema da fechamento) pois o preço da embalagem deveria girar entorno dos R$ 0,50 unidade.“Para isso analisamos a linha de produção gráfica onde detectamos que parte substancial do custo final da embalagem, neste caso, incidia sobre as etapas de colagem da peça impressa ao visor transparente e montagem final da caixa, etapas realizadas manualmente pelo fornecedor”, observa o designer coordenador do projeto, Marcelo Figueirêdo.

Para resolver o problema foi proposta uma mudança do fluxograma de trabalho de produção da embalagem, no qual foram transferidas algumas destas etapas, que saíram da produção gráfica e passaram a ser absorvidas pela SM. “Assim, realizamos modelos físicos que foram realizados buscado evoluir o desenho da embalagem para otimizar o uso de matéria-prima e simplificar o trabalho a ser realizadopor funcionários da própria SM”, diz Figueirêdo.

Chocolates Rich’s (Rich’s Chocolate / Spice Design), Capricho Day & Night (Capricho Day & Night – Brainbox Design Estratégico), Natura Humor (Natura Humor / Natura) e Devassa FridgeVendor 10 Pack (Devassa FridgeVendor 10 Pack / GraphicPackaging do Brasil), Blister Eparema (EparemaLeaf Blister / Takeda), Sementes do Brasil – Signus Vitae (Signus Vitae – SeedsofBrazilianTrees / Signus Vitae), além da SM Sanduíches, foram as vencedoras brasileiras desta edição do World Star 2013.

Prêmio foi anunciado em Singapura

Os vencedores do WorldStarPackagingAwards 2013 foram divulgados dia 29 de novembro em Singapura. A votação foi feita por profissionais de embalagem oriundos de todos os continentes que, na ocasião, escolheram as melhores embalagens do mundo. O critério de escolha são as inovações que a embalagem traz para o seu país de origem.

O Brasil foi representado por Luciana Pellegrino, diretora executiva da Abre e vice – presidente de Marketing da WorldPackagingOrganisation e concorreu com 15 embalagens que haviam vencido no último Prêmio Abre da Embalagem Brasileira. Destas, sete receberam troféus mundiais. “Em um contexto bastante concorrido, a embalagem, para ser vencedora, deve de fato se destacar frente aos olhos do júri. E concorrendo com marcas globais, as embalagens do projeto Sebraese destacaram neste contexto, conferindo às empresas de pequeno porte alto grau de competitividade”, diz Luciana Pellegrino.

Os trabalhos foram divididos nas categorias Bebidas, Alimentos (na qual a SM/Quadrante foi premiada), Beleza e Cuidados Pessoais, Limpeza Doméstica, Farmacêuticos, Eletroeletrônicos e Produtos em Geral.

O WorldStarfoi criado pela World PackagingOrganisation (WPO) em 1970 e é promovido anualmente.A premiação tem a participação de representantes do setor provenientes de diferentes países e a votação é realizada por um júri especializado, composto por profissionais membros-representantes das principais instituições de embalagens de seus países de origem filiadas a WPO e um membro da InternationalPackaging Press Organization (IPPO).

2 comentários para "Empresas maranhenses conquistam prêmio internacional de embalagem"


  1. evaristo euclides de sousa junior

    Boa tarde sou formado em publicidade e propaganda, no Estado de Pernambuco
    e gostaria de saber como ser fornecedor das embalagens dessa empresa aqui em nosso estado no aguardo.

  2. Carlos augusto assis pinheiro

    Queríamos saber o fornecedor da embalagem. somos de Belém do Pará

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS