PM do Maranhão tem o menor efetivo do país e uma arma para cada dois policiais

1comentário
Tabela mostra déficit de armamento da PMMA
Tabela mostra déficit de armamento da PMMA

A Polícia Militar do Maranhão dispõe de uma arma de fogo para cada dois policiais. Esse é um dos dados revelados pela Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, divulgada ontem pelo Ministério da Justiça. A razão entre o armamento e o efetivo da PM maranhense é de 2,15, a maior do país, o que significa dizer que dois militares têm que dividir um mesmo revólver, pistola, metralhadora ou outro tipo de arma. A corporação tem ainda a maior proporção entre o número de homens por habitante: 876, que a coloca na pior posição também nesse quesito. As informações corroboram as queixas da tropa de falta de condições materiais para fazer frente à criminalidade crescente no estado.

O arsenal da PM é composto por 3.530 armas de fogo, para um efetivo de 7.585 homens. Ou seja, o armamento disponível não dá para suprir sequer a metade do contingente. Os instrumentos bélicos estão divididos entre revólveres (1.200), pistolas (2.330), carabinas (401), espingardas (96), metralhadoras (161) e fuzis (800).

A tropa dispõe também de 693 algemas e 2.253 coletes à prova de bala. Em relação a estes últimos, contata-se que não cobrem nem mesmo um terço da tropa, diferente do que ocorre no Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Distrito Federal, onde o número de coletes é superior ao efetivo.

Para se ter ideia de quão defasada está a PM do Maranhão no quesito armamento, em apenas três estados a defasagem se aproxima da registrada pela nossa briosa, ainda assim, em menor razão: Rio Grande do Norte (2,05), Amazonas (1,98) e Paraíba (1,73).

Efetivo

A PM maranhense não encontra parelha em nenhuma outra unidade da Federação quando o assunto é déficit de efetivo. O Paraná, segundo colocado, tem 610 policiais por habitante, portanto, bem distante da realidade local. O cenário ganha contornos ainda mais dramáticos quando se sabe que o Distrito Federal, melhor colocado nesse quesito, dispõe de 168 PMs por habitante, um índice de primeiro mundo e impensável para o Maranhão, pelo menos neste momento.

O concurso realizado pelo Governo do Estado, para a contratação de 1 mil homens para a PM, deverá amenizar a situação, mas, nem de longe, tirará o Maranhão da incômoda posição.

1 comentário para "PM do Maranhão tem o menor efetivo do país e uma arma para cada dois policiais"


  1. salea

    agora vem novas eleições vai melhorar as promessas, depois volta a estaca zero. dois anos sem fardamentos já ganho pouco e tenho ainda que comprar fardamento. é vergonhoso.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS