Demissão em massa de diretores gera nova crise na educação municipal de São Luís

9comentários
Chaguinhas com Edivaldo: vereador denunciou demissão em massa na Câmara Municipal
Chaguinhas com Edivaldo Holanda Jr.: vereador denunciou demissão em massa de diretores e cobrou providência do prefeito de São Luís

A demissão de cerca de 200 diretores de escolas que ocupavam cargos comissionados repercutiu negativamente para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e gerou uma nova crise na educação municipal. Faltando exatos cinco dias para o início do ano letivo de 2013, dezenas de unidades de ensino da capital ainda não têm planejado seu cronograma de atividades em razão da medida. A portaria que determinou as exonerações foi baixada pelo prefeito dia 7 deste mês, mas somente na última quinta-feira (14) os profissionais souberam que estavam demitidos.

A grande maioria dos diretores afastados tinha o trabalho nas escolas como única fonte de sustento. Muitos ficaram desesperados ao saber que estavam desempregados. Segundo informações repassadas ao blog, os ex-diretores terão direito a receber por apenas sete dias de trabalho – justamente o período de fevereiro anterior à portaria.

Os gestores acusam Edilvado Holanda Júnior de ter descumprido a promessa feita em campanha de que todos os servidores contratados do Município que estivessem trabalhando efetivamente teriam os empregos mantidos.

Denúncia

A demissão em massa de diretores veio a público na última segunda-feira, quando o vereador Chaguinhas (PRP) criticou a medida no Plenário da Câmara Municipal. Ele cobrou providência do prefeito e afirmou que as medida foi tomada para acomodar apadrinhados políticos da atual gestão municipal. Um exemplo aconteceu na escola Paulo Freire, na Liberdade, onde uma diretora que ocupava o cargo há mais de uma década foi exonerada em em seu lugar assumiu uma leiga, que, segundo fontes, não teria experiência para exercer a função.

Na opinião deste blog, as exonerações são um contra-senso, pois ocorrem em um período crítico, a poucos dias do reinício das aulas, e depois de um ano desastroso para a educação municipal.

Com a necessidade urgente de reorganização da rede municipal de ensino, o mais sensato seria manter os profissionais já habituados com a rotina escolar, que tinham conhecimento dos problemas das escolas e já vinham trabalhando para contorná-los.

Diante das circunstâncias, a demissão em massa de diretores é, no mínimo, temerária.

9 comentários para "Demissão em massa de diretores gera nova crise na educação municipal de São Luís"


  1. Felipe

    Absudo também foi o que fizeram na UEB Profº. João de Souza Guimarães, localizada no Bairro da Divinéia, onde subtamente exoneraram um excelente gestor sem muito menos comunicá-lo. Este que já exercia suas atividades desde a inauguração da escola em agosto de 2007. O mesmo matinha uma boa relação com a comunidade e professores e foi o responsável pela evolução no IDEB da escola, bem como, com o aumento no número de alunos matriculados e implementação de projetos exitosos como o MAISEDUCAÇÃO. Espero que o prefeito reveja essas ações, que na verdade não representam mudança e sim retrocesso na rede, pois quem esta ocupando esses cargos são pessoas sem nenhuma experiência e conhcimento necessário, haja vista que o inicio do ano letivo está previsto p/ o próximo dia 25/02.

  2. CARNEIRO JR

    LAMENTÁVEL CONDUTA DO “PREFEITINHO”…

  3. erinaldo

    O CORRETO É ACABAR COM ESSE CABIDE DE EMPREGO, FAZENDO ELEICOES PARA DIRETOR ENTRE OS PROPRIOS PROFESSORES DA ESCOLA QUE POSSUAM FORMACAO PARA ASSUMIR TAL CARGO… ISSO SERIA O CORRETO.
    SE A EDUCACAO ESTA UM CAOS TEM MESMO É QUE MUDAR ALGUMA COISA E TODOS SABEMOS QUE EM TODA ADMINISTRACAO OS CARGOS DE CONFIANÇA SAO RENOVADOS E DIRETOR É UM CARGO DE CONFIANÇA HJ INFELIZMENTE

  4. JUVENAL JURUBEBA

    Não foram votar no novo? Então, toma! bem feito

  5. celsomarques

    Caros colegas,diretor de escola é cargo de confiança,portanto o prefeito, coloca as pessoas que são de sua confiança.Nós não mudamos
    os políticos de 2 em 2 anos.Porque diretor de escola vai se eternizar?

    • Paulo César Furtado Almeida

      Gostaria de enfatizar que todos os argumentos oficiais utilizados pelo secretário de educação do município de São Luís não tem fundamentação em relação a alguns gestores, principalmente quando o atual secretário nem sequer se deu ao trabalho de investigar as prováveis irregularidades dessas escolas e ainda ter mantido e contratado um “punhado” de diretores que não possuem habilitação técnica para o cargo, o que nos levar a crer que foi um dispositivo de surenania-vassalegem que provocou tais mudanças e manutenções. Por favor, peço a sociedade que não fique parada e faça um movimento nas redes sociais contra atitudes esdruxulas como essas, vamos denúnciar e nos mobilizar contra essas injustiças…..

  6. Bruno GarcÊs

    Quem bate esquece e quem apanha sempre lembra, ou nem sempre? Bom, vejo que muitas pessoas ainda falam da atitude do atual gestor como algo inacreditavél, quando na verdade o certo é ser inaceitavél, pois essa é uma atitude de gerações, pois como bem se lembra, castelo já fez de maneira avassaladora uma demissão em massa de agentes públicos em cargos comissionados, eis que com o antigo gestor os atuais cargos comissionados iriam ser mantidos pois faz parte de uma politicagem, caso contrario iria ocorrer outra demissão em cascata. A verdade é que essas demissões desse tipo de cargo sempre vão ocorrer quando um novo mandato se inicia, o erro do nosso atual prefeito foi que ele fez isso de maneira intempestiva, pesando muito a mão de maneira erronea para com a nossa educação.

    PARABÉNS, DANIEL BLOG SEMPRE COM NOTICIAS QUENTES E DE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE.

    Resposta: muito grato, Bruno.

  7. Bruno GarcÊs

    .

  8. Paulo César Furtado Almeida

    vai

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS