Governo entrega primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão terça-feira

0comentário
Operários dão últimos retoques na USC Divineia/Vila Luizão, primeira unidade policial do gênero no Maranhão, que terá ampla estrutura para combater o crime
Operários dão últimos retoques na USC Divineia/Vila Luizão, primeira unidade policial do gênero no Maranhão, que terá ampla estrutura para combater o crime

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entrega na próxima terça-feira (26), às 11h, a primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão (USC-MA). A solenidade de inauguração acontece na sede da USC, localizada na Avenida Argentina, Rua Peru, entre os bairros da Divinéia e Vila Luizão.

A inauguração contará também com a presença de diversas autoridades, entre eles deputados estaduais, secretários de Estado e do Município, vereadores, delegados, comandantes de Batalhões da PM, lideranças comunitárias, além da comunidade civil organizada daquelas localidades.
“Esse projeto lança uma nova filosofia de trabalho objetivando uma maior interação entre as polícias e a própria comunidade. É a concretização de um projeto muito ambicioso que será um divisor de águas na história da Segurança Pública do Maranhão, trazendo melhores condições para toda a população”, destaca Aluísio Mendes.

Ele enfatiza que o projeto de construção das USCs no Maranhão foi uma ideia concebida logo no início de sua gestão, juntamente com o projeto de instalação do Sistema de Videomonitoramento e a realização do Concurso Público.

“No caso da USC, pensamos desde o início, porque não trazer para o Maranhão um projeto nos moldes do que foi implantado no Rio de Janeiro com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). E assim foi feito, sendo que hoje o nosso projeto já é modelo até para os cariocas, tendo em vista que algumas inovações implantadas aqui estão sendo incorporadas nas novas UPPs daquele estado. O que existe de mais moderno em tecnologia de Segurança Publica está inserido às USCs”, acrescenta o secretário.

O projeto tem como referência o modelo das UPPs do Rio de Janeiro. No Maranhão, o projeto apresenta inovações como a implantação de 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP.

Infraestrutura

A instalação física da primeira USC do Maranhão atenderá uma população de aproximadamente 120 mil moradores, compreendidos entre os bairros da Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar. Com aporte financeiro orçado em R$ 1.248.070,16, a unidade possui terreno com uma área total de 1.778 m², sendo 475 m² de área construída.

Com a inauguração, a área de abrangência dos três bairros terá policiamento reforçado 24 horas. O efetivo, que era de 16 policiais militares, passa para 92 PMs; o número de viaturas de 2 para 12 veículos, sendo 5 modernos carros, 4 motocicletas e 2 quadriciclos;  além de 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda aquela região.

A SSP também vai intensificar a presença de policiais civis naquelas localidades, com aumento do efetivo e a instituição de um plantão de 24 horas na 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Turu.

Prédio

O complexo, conta ainda com sala de recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência, auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro com 15 terminais para a realização de cursos profissionalizantes aos jovens e adolescentes da região. O primeiro deles será o de Formação Inicial e Continuada em Preparo, Conservação e Congelamento de Alimentos, como parte do Projeto Mulheres Mil, e que começará já nesta semana, beneficiando 25 mulheres.
A escolha dos bairros para instalação da USC resultou de estudos feitos pela equipe de inteligência da SSP e foi motivada pelos índices de criminalidade registrados nesses locais, onde houve significativo aumento do número de homicídios dolosos desde 2011. Segundo Aluísio Mendes, a expectativa é de redução em até 70% do índice de criminalidade na área, a partir da instalação da Unidade.

Agradecimentos

Durante a fase de construção do complexo, várias lideranças comunitárias daqueles bairros e moradores em geral promoveram agradecimentos ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública pela iniciativa de implantar a USC na localidade.

No último mês de dezembro, por exemplo, o Grupo de Ação e Renovação Popular (Garp) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) dos três bairros, homenagearam toda a cúpula do Sistema de Segurança com placas de reconhecimento ao trabalho realizado.

Na ocasião, o coordenador de Juventude do Grupo Garp, Rubens Ferraz, disse que os índices de criminalidade em toda a região tendem a diminuir significativamente com a instalação do projeto. “Trabalhamos para que essa idéia se concretizasse. O Garp e o Conseg lutaram para isso. O objetivo está alcançado e agradecemos a disposição da SSP em implantar este projeto maravilhoso em nossa comunidade”, observou.

O líder comunitário Antonio Marcos Silva também foi enfático em ressaltar a importância da instalação da Unidade na região. “O secretário de Segurança se sensibilizou com a nossa causa. Daqui a dois dias toda a nossa comunidade poderá usufruir de todo esse empreendimento inédito”, enfatizou.

Miguel Souza, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança local, também falou da importância da instalação da Unidade. “Para nós é um sonho realizado. Nos tranqüiliza muito saber que este projeto está sendo implantado aqui, principalmente para nossos filhos que crescerão em um ambiente mais seguro. Trabalharemos em conjunto com a polícia para que isso possa se perpetuar”, comentou, entusiasmado.

Outras Unidades

Além da USC da Divinéia/Vila Luizão, o bairro do Coroadinho também será contemplado, ainda este ano, com o projeto. A intenção da SSP é estender a iniciativa para outros bairros da capital bem como para o interior do estado.

Estão previstas a construção de mais 6 unidades na capital. Além do Coroadinho, bairros como o Anjo da Guarda, Itaqui Bacanga, Cidade Olímpica, Cidade Operária, João de Deus, Liberdade, São Raimundo já possuem o projeto arquitetônico concluído.
No interior, cidades como Codó, Peritoró, Coroatá, Santa Inês, Imperatriz e São José de Ribamar também estão na lista.  A meta da SSP é que até 2014 existam em todo o Maranhão 24 USCs, sendo 18 na capital e 6 no interior.

UNIDADE DE SEGURANÇA COMUNITÁRIA

– Localização: Avenida Argentina, Rua Peru, esquina com Avenida Argentina, na Divinéia
– Inauguração: Fevereiro de 2013
– Atendimento: 120 mil moradores dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar
– Valor da obra: R$ 1.248.070,16
– Área externa do terreno: 1.778 m²
– Área interna: 475 m²
– Sistema de Videomonitoramento com 10 câmaras distribuídas em locais estratégicos e escolhidas pela própria população, cobrindo toda a região 24 horas. Serão interligadas ao Ciops.
– 92 policiais militares
– 5 viaturas
– 4 motocicletas
– 2 novos quadriciclos

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Governo entrega primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão terça-feira"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS