Ranking volta a listar São Luís entre as 50 cidades mais violentas do mundo

4comentários

violenciaUm levantamento recente, que apontou as 50 cidades mais violentas do mundo, realizado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, concluiu que países com políticas de restrição às armas de fogo têm índices de violência maiores do que outros. De acordo com a pesquisa, São Luís ocupa a 23ª posição do ranking de homicídios. Em janeiro do ano passado, a inclusão da capital maranhense entre as cidades mais perigosas do mundo gerou polêmica e foi contestada por autoridades de segurança locais (releia matéria no blog do saudoso colega Décio Sá, que morreria pouco mais de três meses depois, vítima, justamente, da violência que denunciara).

Um exemplo pode ser observado no México. O país proíbe o porte de armas e mantém regras rígidas de posse de armamentos, entretanto, tem 9 cidades na lista das mais violentas e ocupa a 2ª posição do ranking com Acapulco (142,88 mortes por 100 mil habitantes).

Das 34 nações que figuram o estudo, o Brasil encontra-se em 13º lugar com uma taxa de 29,68 homicidios por 100 mil habitantes. No ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, 15 são do Brasil. Liderando, Maceió em 6º lugar, com quase 86 assassinatos por 100 mil habitantes, seguida por João Pessoa (10º), Manaus (11º), Fortaleza (13º), Salvador (14º), Vitória (16º), São Luís (23º), Belém (26º), Cuiabá (28º), Recife (30º), Goiânia (34º), Curitiba (42º), Macapá (45º), Belo Horizonte (48º) e Brasília (49º) que ingressou na lista em 2012.

As maiores causas da violência, indicadas pela ONG mexicana, são as drogas, gangues e impunidade e não o uso, a posse e o porte de armas de fogo, ao contrário do argumento utilizado por alguns parlamentares, ONGs e outros formadores de opinião para justificar a importância das políticas de desarmamento

O estudo traz a tona uma verdade, até então conhecida apenas pelos que se opõem a controles maiores sobre o comércio e porte de armamento, “o desarmamento não detém os delinquentes violentos que sempre têm sua forma de obter armas. As proibições só desarmam as pessoas inocentes e as deixam mais vulneráveis aos criminosos”.

A solução para a violência consiste em dois tipos de ações principais: o sistemático e crescente combate a impunidade e a ação da polícia em prevenir os crimes e punir os bandidos, com o devido respeito aos direitos fundamentais dos indivíduos. É o que demonstra os resultados de cidades como Juárez, no México, que por três anos consecutivos (2008, 2009 e 2010) figurou o primeiro lugar no ranking das cidades mais violentas e atualmente encontra-se em 19º. Nos últimos 14 meses, Juárez está tendo uma verdadeira queda na taxa de homícidios, de 229 por 100 mil habitantes em 2010 para 56, em 2012: uma queda de quase 76%.

Fonte: Bene Barbosa, especialista em segurança e presidente do Movimento Viva Brasil.

4 comentários para "Ranking volta a listar São Luís entre as 50 cidades mais violentas do mundo"


  1. Vilmar

    a violencia está ligada ao indice de miseria da população da cidade e a impunidade que as leis feitas pelos politicos bandidos permitem molesa pra quem comete algum crime, inclusive eles, entao nao adianta o aumento no contigente policial se o salario dos mesmos sao de miséria meu irmão a questão é sociológica e tambem histórica se quiser um estudo sobre esse tema entre em contato comigo. um abraço

  2. Jefferson

    O pior é que parte da população fica indignada, achando que os dados são errados, etc, está na hora de aceitar a realidade encarar o problema, ele existe e está cada vez pior, quem não conhece ou sofreu violência na cidade??

  3. antonio paulo silva

    A VIOLENÇIA ESTA ATRIBUIDA NOS LADRÕES POLITICOS QUE SÃO OS PRIIMEIROS BANDIDOS QUE TEM MEDO DE COLOCAR UMA LEI SEVERA PORQUE ELES SÃO OS PRIMEIROS A IR PARA CADEIA OU PARA CONDENAÇÃO DA PENA DE MORTE.ISTO SIM VAmos voltar aditadura e tirar este deputados ladrões e vereadores safado do poder. ASS; envergonhado de ser brasileiro

  4. antonio paulo silva

    veja como são sobre politico não e publicadovoces tbm são safados

deixe seu comentário