Pescado vendido em supermercados de São Luís contém irregularidades no peso, atesta Inmeq

0comentário

pescadoOs produtos pré-medidos embalados em supermercados como peixes e mariscos estão sendo vendidos abaixo do peso descriminados nas embalagens. O alerta é do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), órgão delegado do InMetro no Maranhão, após análises concluídas em laboratório esta semana.

Os produtos foram recolhidos na semana passada, durante a “Operação Semana Santa”, realizada no período de 18 a 23 de março. Fiscais do Inmeq/MA recolheram, de cinco supermercados da capital, amostras dos principais produtos comercializados no período da Semana Santa, como peixes, carne congelada de siri, camarão e sururu já embalados e pesados, além de ovos de Páscoa.

De acordo com as análises do Inmeq/MA, numa amostra de 20 embalagens da carne de siri, oito continham peso abaixo do descrito, com diferença de até 40g a menos. Já a pescada, de uma amostra de cinco duas estavam abaixo do peso, com diferença de até 30g.

No caso do mexilhão, numa amostragem de 13 embalagens, cinco ficaram reprovadas, sendo identificada uma embalagem com 77g a menos do que constava no rótulo. De cinco amostras do camarão congelado sem cabeça, três foram reprovadas – uma embalagem estava com 69g a menos do que o indicado na embalagem.

Na análise feita em laboratório, os técnicos do Inmeq/MA pesam os produtos com e sem a embalagem. “O objetivo aqui é verificar se as medidas estão de acordo com o que está descrito no rótulo. Esta operação visa alertar o consumidor para que fique atento na hora da compra e não esteja pagando a mais pelo produto”, explicou a chefe da Divisão de Pré-Medidos do Inmeq/MA, Camila Renata Ferreira dos Santos.

Durante a Operação Semana Santa, o Instituto recolheu também 60 amostras de ovos de Páscoa. As análises não constataram nenhuma irregularidade nestes produtos.  No caso dos peixes, mariscos e crustáceos os fabricantes foram autuados.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Pescado vendido em supermercados de São Luís contém irregularidades no peso, atesta Inmeq"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS