São Luís tem a 13ª maior frota de ônibus entre as capitais e um dos piores serviços de transporte

6comentários
Ônibus expele fumaça poluente: frota foi ampliada, mas não houve preocupação com qualidade
Ônibus expele fumaça poluente em avenida: frota foi ampliada, mas qualidade do serviço ficou em último plano

Com 1.180 ônibus em circulação, São Luís tem a 13ª maior frota de trasporte público rodoviário dentre as 27 capitais. O ranking é liderado por São Paulo, onde trafegam 15 mil coletivos. A capital maranhense, que tem 1.014.837 habitantes, de acordo com o Censo 2010, registra média de um ônibus para cada 860 moradores. São Luís tem quase o triplo da frota de coletivos da vizinha Teresina (PI), cuja população, de 814.230 habitantes, é servida por apenas 475 veículos, uma média de um ônibus para cada 1.714 pessoas.

Levando-se em conta apenas os números absolutos, São Luís ocupa posição intermediária em quantidade de veículos em circulação no transporte público rodoviário. O problema é que grande parte dessa frota é composta por ônibus antigos e mal conservados, verdadeiras sucatas, que muitas vezes deixam os passageiros no meio do caminho, além de oferecer risco de acidentes.

Na ocasião do último reajuste de tarifa, em fevereiro de 2010, ficou acertado entre a prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) o acréscimo de 300 ônibus à frota em circulação na época. Se o número não foi atingido, chegou muito perto.

Acontece que a única preocupação foi com a quantidade. A qualidade foi relegada ao último plano. Resultado: três anos após o aumento da passagem e do compromisso de expandir a frota, o que se vê nas ruas são coletivos velhos e, não raro, parados por algum defeito mecânico.

Já passou da hora de resolver esse problema, que tantos transtornos causa aos mais de 700 mil usuários de ônibus da capital. É dever do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) encontrar uma solução, já que a melhoria do transporte público foi uma das suas principais promessas de campanha.

Foto: Diego Chaves/O Estado do Maranhão

6 comentários para "São Luís tem a 13ª maior frota de ônibus entre as capitais e um dos piores serviços de transporte"


  1. lima

    Concordo plenamente.. o prefeito parece que não está nem ai pra essa situação do transporte e do tráfego urbano. Acoooooorda EDIVALDO!!

  2. lima

    Enquanto a população não fizer um protesto que chamasse atenção dos governantes axo q nada vai mudar

  3. ROSANA SOUSA

    Tal fato ocorre porque os gestores dessa cidade não andam de transporte coletivo. Os Terminais de Integração são verdadeiros amontoados de pessoas;a administração não funciona,comercio informal se alojando como rastilho de pólvora, motoristas mal educados e grosseiros, desrespeito no embarque/desembarque de passageiros. Verdadeiro caos. Pagamos uma das passagens mais cara desse país!!!! Quem sabe, talvez, com a tal esperada LICITAÇÃO, alguma coisa melhore.

  4. Lucas

    num dia de chuva dentro dos ônibus da frota Parque Vitória você se molha dentro do ônibus a mesma quantidade que você se molharia fora dele! goteiras no teto, água derramando das janelas, fora que o piso é cheio de diferenças que já provocaram muitas quedas, isso sem falar na demora de uma média de 45 minutos pro ônibus passar MUITO lotado correndo o risco de não caber você que está esse tempo todo esperando!

  5. Reinaldo Sousa

    ACHO QUE NGM AQUI ENTENDE DE NADA MESMO. NAO EH QRENDO DEFENDER NENHUMA DAS PARTES. MAS, REPAREM NO BRASIL INTEIRO COMO ANDA O TRANSPORTE PUBLICO!! PAREM DE HIPOCRISIA E VAMOS A LUTA CONTRA ESSES GOVERNANTES QUE SO QUEREM SABER DE METER AS MAOS NOS NOSSOS BOLSOS EM IMPOSTOS E MAIS IMPOSTOS. VIAS ESBURACADAS, CONDICOES PRECARIAS DE QUALQUER E PARA QUALQUER PRESTADOR SE SERVICOS. NA VERDADE TODOS NOS SOMOS UM VERDADEIRO EMPREGADOS DE GOVERNOS MUNICIPAL ESTADUAL E FEDERAL(IMPOSTO, IMPOSTO, IMPOSTO)!!!

  6. GABRIEL SARAIVA

    ALÉM DE TER VARIOS ONIBOS VELHOS E SUCATEADOS EM SÃO LUIS FUNCIONAM EMPRESAS CLANDESTINAS E A PROPIA SMTT SABE DISSO E NÃO TOMA NENHUMA PROVIDENCIA, RESULTADO UM PECIMO ATENDIMENTO AOS USUARIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO DA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS ESPECIFICAMENTE NAS LINHAS A674 – CAJUPE, A677 – MATO GROSSO, A672 – SANTA MARIA E A681 – CAJUPARY. DESTAQUE TAMBEM PARA AS PIORES EMPRESAS DE GRANDE PORTE DE SÃO LUIS 1001 EXPRESSO 42, E SOLEMAR 43 QUE OPERAM NA CIDADE COM VARIOS ONIBOS VELHOS E TAMBEM DA EMPRESA SÃO BENEDITO QUE NÃO TEM VERGONHA NA CARA E QUE AINDA MANTEM EM CIRCULAÇÃO ONIBOS FABRICADOS HA DUAS DÉCADAS, TAMBEM VIAÇÃO PERICUMÃ QUE TEM ONIBOS FABRICADOS RECENTEMENTE, PORÉM EXTREMAMENTE MAL CONSERVADOS. ATE QUANDO ISSO, SOU USUARIO DO TRANSPORTE PUBLICO E PESSO SOCORRO. TAMBEM JA QUE É INUTIL ALERTAR VOCES SOBRE IRREGULARIDADES NA GESTÃO DE ROSEANA SARNEY, PELOMENOS VENHAM VER A SITUAÇÃO DA PISTA DO CAJUPE QUE ESTÁ TÃO DETERIORADA QUE ESTA QUASE TIRANDO O DIREITO DE IR E VIM DAS PESSOAS DO BAIRRO, O QUE PODERIA SER UM ATALHO PRA QUEM QUER IR PRA BR 135 SEM PEGAR OS ENGARRAFAMENTOS NA GUAJAJARAS , FICA A DICA DARIA UMA ÓTIMA REPORTAGEM.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS