Paço do Lumiar divulga atrações do carnaval e inova com Corredor da Folia

0comentário

Shows de atrações nacionais e local animarão os foliões nos mais diversificados circuitos da festa

Palco montado para shows de bandas que se apresentarão no Carnaval de Paço do Lumiar
Um dos palco montado para shows da programação de Carnaval promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar divulgou nesta semana a programação da Folia carnavalesca de 2014, intitulada “Carnaval Ritmos e Cores”. A abertura acontece na próxima sexta-feira (28) com a eleição da corte momesca, além da presença de todos os blocos organizados do município.  Visando disseminar a festa ao maior número de pessoas da comunidade luminense, o prefeito Josemar Sobreiro programou o Carnaval Itinerante, onde as atrações foram difundidas da sede do município para os bairros da Maioba de Mocajituba, Pau Deitado, Iguaíba, e Corredor da Folia, no bairro do Maiobão. Todos os dias a programação começara às 18h e encerrará às 02h.

A novidade do carnaval de Paço é que este ano, no bairro Maiobão, a folia será na Rua 143, próximo à praça do Viva, que está totalmente pavimentada e será interditada para receber os brincantes. A estrutura contará com o “Corredor da Folia”, onde as pessoas poderão se divertir a base de muitas músicas interpretadas por artistas da terra, e também de nomes nacional. Além dos artistas, a prefeitura estará apoiando 35 blocos organizados, que resgatam a cada ano os carnavais de rua e de tradição. “Desde o primeiro ano de gestão, as festas tradicionais, como o carnaval, estão sendo descentralizadas, beneficiando as comunidades mais distantes do Maiobão, como apoio às agremiações locais e shows em praça pública. Queremos que não só o folião luminense, mas nosso visitante acredite no carnaval do município”, disse o secretário de Cultura, Fernando Muniz.

Para atender a demanda, a prefeitura de Paço do Lumiar reforçou os serviços básicos. No trânsito, algumas alterações serão realizadas nas principais vias, dando conforto e segurança aos foliões e aos transeuntes rotineiros. Entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, fiscais de trânsito irão monitorar, organizar e levar informações aos motoristas que estiverem trafegando pelas áreas da folia. Além disso, haverá todos os dias blitzes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Grupo Passo Livre, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, e cartilhas educativas.  As publicações impressas servirão para orientar os foliões de como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, além da importância do planejamento familiar.

Criteriosa para que a folia seja segura e sem ocorrências de crime, a Prefeitura estará disponibilizando seguranças particulares, além de contar com o reforço da Polícia Militar. Todos estarão realizando o serviço de revistas nos foliões. Objetos como garrafas de vidros, ou quaisquer outros cortantes – ou que possam ser transformados em armas – não serão permitidos nos espaços.  O Corpo de Bombeiros começa a trabalhar dias antes para fiscalizar as instalações na área, onde a equipe ficará de plantão durante todo o circuito carnavalesco.

Vesperal

As crianças também terão um espaço na festa. No domingo e na terça-feira de carnaval, um vesperal foi organizado para acontecer a partir das 17h no corredor da Folia do Maiobão. Apesar do reforço na segurança, por parte da Prefeitura, vale ressaltar a importância da supervisão de pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes no vesperal.

Renda extra

A folia em Paço do Lumiar será para todos, mas aqueles que resolveram ganhar dinheiro, com vendas de bebidas, alimentos ou produtos carnavalescos, tiveram a oportunidade de se cadastrar na Prefeitura para a comercialização dos itens citados.  O credenciamento foi realizado com o intuito de organizar os espaços, evitando aglomerados de comerciantes de forma irregular.

Entretanto, alguns itens de segurança informados durante o cadastro na prefeitura devem ser cumpridos pelos comerciantes. A Vigilância Sanitária estará fiscalizando para se fazer cumprir as determinações. O órgão repassou as devidas orientações de como agir dentro das normas, evitando multas ou punições.

Programação Carnaval Intinerante  2014

paço carnaval2

Maiobão – Rua 143 (Corredor da Folia)

1º de Março-  Sábado- Banda Paquera e Banda Absolut

2 de Março- Domingo- Banda Henrique de La Roque , Léo Cachorrão, Banda Reprise

3 de Março- Segunda- Banda Maria Bebeu e Luciana Alves

4 de Março- Terça- Banda Henrique de La Roque, Serginho e a Rapaziada e Forró do Muído

Pau Deitado

1 º de Março- Sábado- Banda Forró de Play e Leiliane Frazão e banda

Sede- Paço do Lumiar

2 de Março- Domingo- Banda Forró de Play e Banda Bem Bolado Mix

Maioba de Mocajituba            

3 de Março- Segunda- Banda Skema de Playboy  e Explosão do Arrocha Elétrico

Iguaíba

4 de Março – Terça- Leiliane Frazão e banda e Banda Eskema de Playboy

Sem comentário para "Paço do Lumiar divulga atrações do carnaval e inova com Corredor da Folia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS