Vida curta

0comentário
Um dos bandidos mortos em confronto com a polícia no Maiobão
Bandido morto em confronto com a polícia no Maiobão (Foto: Douglas Júnior)

Nove adolescentes e uma criança perderam a vida de forma violenta somente este mês em São Luís, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Se levarmos em conta as pessoas com menos de 21 anos mortas nessas circunstâncias em abril, o número sobe para 24. A maioria das ocorrências são homicídios motivados por rixas. Mas também há casos de mortes no trânsito e de jovens que tombaram em confronto com a polícia.

Um dos crimes que mais chocou a população de São Luís teve como vítima a menina Jandiara da Silva Sá, de apenas 9 anos, morta no último dia 15 ao ser atingida por duas balas perdidas durante um tiroteio entre traficantes da Vila Cruzado, bairro vizinho à Vila Fialho. Outro caso que chamou bastante atenção foi o linchamento, cinco dias depois, de Anderson Matos Silva, 14, no Jardim São Cristóvão I, bairro pertencente a São José de Ribamar. O adolescente foi capturado e espancado até a morte por populares depois de ter assaltado um mototaxista.

Semana passada, mais precisamente no dia 24, Raul Gustavo Moraes Pereira, 16 anos, morreu ao trocar tiros com a polícia no Maiobão. Integrante de um bando que vinha cometendo uma série de assaltos no conjunto, Raul e três comparsas foram interceptados por policiais civis quando praticavam crimes utilizando um carro que haviam roubado horas antes na Estrada de Ribamar. Outro que também morreu no confronto foi Waldir Cosme Teixeira Moraes Neto, 19.

Trânsito

O trânsito também tem causado um número expressivo de mortes de jovens na região metropolitana de São Luís. O caso mais recente teve como vítima o cadete da Polícia Militar Tiago Antônio Ferro Castro, 20 anos, que não resistiu aos ferimentos provocados pelo choque do veículo que dirigia com um poste na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati. Tiago seguia para a Companhia de Operações Especiais da PM (COE), onde teria mais um dia de aula do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Do último dia 1º até hoje, a SSP contabilizou 98 mortes violentas na região metropolitana de São Luís, entre homicídios, latrocínios, acidentes de trânsito, confronto com a polícia e outras causas. Entre as vítimas, 24 tinham idade entre 9 e 21 anos, o que representa mais de 25% do total de óbitos. Ao analisar os números, chega-se à triste constatação de que uma grande parcela dos nossos jovens tem vida curta.

Veja aqui a estatística de mortes violentas registradas em abril.

Sem comentário para "Vida curta"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS