Resposta ao crime

0comentário
Novas viaturas fortalecerão o combate à criminalidade na região metropolitana de São Luís e demais municípios do Maranhão
Novas viaturas fortalecerão combate à criminalidade na região metropolitana de São Luís e demais municípios

Ao criar dois novos comandos dentro da estrutura da Polícia Militar para atuar na região metropolitana de São Luís, a governadora Roseana Sarney tomou uma importante providência para combater a criminalidade na capital e nas cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Com a medida, a Ilha, que contava com apenas um comando de policiamento, passa a ter três, com áreas de abrangência pré-definidas e efetivo e aparato próprios. O reforço é mais do que oportuno, tendo em vista a necessidade urgente de conter o aumento progressivo dos índices de violência nos quatro municípios metropolitanos.

Criadas por Medida Provisória, as novas unidades foram batizadas de Comandos de Policiamento da Área Metropolitana (CPAM). Com o desmembramento, as ações da PM no município de São Luís, exceto na área Itaqui-Bacanga e no Distrito Industrial, ficarão a cargo do CPAM 1. O CPAM 2 cobrirá São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa e terá como base o conjunto Maiobão. Para comandá-lo foi designado o diligente coronel Raimundo Sá, que até recentemente estava à frente do Batalhão de Choque, onde teve uma atuação notável e digna do melhor reconhecimento da sociedade. Já o CPAM 3 terá a missão de combater a criminalidade até o momento desenfreada que impera em bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel e Fumacê, na área Itaqui-Bacanga, além de cobrir todo o Distrito Industrial da capital.

Com a divisão, a PM terá melhores condições de intervir nos bairros com maior taxa de violência. Uma vantagem será o mapeamento preciso de pontos de tráfico de drogas, trechos mais suscetíveis a assaltos, desmanches de veículos, entre outros nichos da bandidagem. As ações policiais serão definidas por zona e cada unidade poderá montar o seu próprio banco de dados, de modo a favorecer a elucidação de crimes, por meio da identificação e prisão de elementos nocivos à sociedade.

A incorporação de 1.800 novos soldados, a entrega de 300 novas viaturas e de mais de 1.300 armas permitirá a execução do plano com elevado grau de sucesso. Ao investir maciçamente em recursos humanos e materiais, o governo criou as condições ideais para reformular as ações de segurança pública na Ilha. A medida tem tudo para tornar as operações policiais ainda mais eficientes e possibilitar a reversão dos índices de homicídios, roubos e demais ocorrências, cujos números são alarmantes atualmente.

Com cerca de 1,3 milhão de habitantes, a região metropolitana de São Luís é hoje uma área extremamente complexa. Por ser tão populosa e ter uma dimensão territorial ampla, requer uma cobertura mais atenta das forças de segurança. Ciente dessa necessidade, o Estado aumentou sua presença entre os cidadãos, de modo a devolver-lhes a tranquilidade ora perdida.

Já estava na hora de criar uma estrutura de segurança pública condizente com as necessidades dos habitantes da Ilha, assombrados por uma taxa de violência crescente. Nesse sentido, o governo tomou a atitude mais correta, que tem tudo para ser bem sucedida.

Editorial publicado nesta quinta-feira em O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Resposta ao crime"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS