Prefeitura e Colégio Dom Bosco apresentam espetáculo Ópera Para Todos

0comentário
Pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais para as apresentações
Pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais para as apresentações

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e o Colégio Dom Bosco promovem neste fim de semana mais uma edição do projeto Ópera Para Todos. Cerca de cem crianças do Colégio Dom Bosco e 180 crianças de escolas da rede municipal encenarão uma versão adaptada da Ópera Aída, de Giuseppe Verdi. Os espetáculos ocorrem no sábado (29) e no domingo (30), às 19h, na Praça Maria Aragão.

Para o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, o trabalho conjunto e as atividades artísticas enriquecem o desenvolvimento integral das crianças. “Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço a parceria com o Colégio Dom Bosco e o empenho dos nossos professores, que abraçaram o projeto e foram fundamentais para o êxito deste projeto, que potencializa o saber, impulsiona as crianças ao auto-descobrimento e valoriza a criatividade”, ressaltou.

A atividade envolve estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho e dos anexos Luís Pinho e José Sarney Costa. Na semana que antecede as apresentações, pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais. Segundo a diretora adjunta da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro, os estudantes estão entusiasmados e confiantes para as apresentações.

“Ver nossas crianças seguras de si mesmas e prontas pra subir ao palco é compensador. As atividades desenvolvidas durante o projeto estimulam a coordenação motora, desenvolvem a linguagem oral e escrita, a criatividade e o imaginário e potencializam o interesse pela leitura”, declarou Luzinélia Ribeiro.

A professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Maria Raimunda Fragas, destacou que o envolvimento das crianças produziu uma mudança cultural significativa na vida de seus familiares e de toda a comunidade. “Trabalhar a ópera trouxe uma visão diferenciada com relação à leitura, à escrita e à socialização. São inúmeros os ganhos. O projeto tornou-se porta de entrada para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças”, disse.

Duas estudantes da U.E.B. Maria Alice Coutinho interpretarão personagens principais da Ópera Aída, Luma Nunes Machado e Bruna Gabrielle da Silva Cabral. Luma interpreta Amneres, princesa egípcia que disputa o amor do comandante das tropas egípcias com a princesa etíope Aída, que foi raptada e mantida como escrava no palácio do rei do Egito. Bruna é uma das crianças preparadas para representar a princesa Aída.

“Meus pais falam que estou me saindo muito bem interpretando. Minha mãe disse até que vou ser atriz”, contou Luma Machado. Já Bruna Cabral disse ter aprendido a ler e escrever melhor. “Tem sido ótimo. É muito legal participar, dançar e fazer o papel da Aída. Meus pais também acharam muito legal. Dizem que vai ajudar no meu desenvolvimento, para eu aprender mais”, disse.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Prefeitura e Colégio Dom Bosco apresentam espetáculo Ópera Para Todos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS