Câmara e IPHAN discutem reforma de prédio histórico para sediar Legislativo municipal

0comentário
Presidente da Câmara, Astro de Ogum, conhece detalhes do projeto de reforma da Fábrica São Luís para abrigar Câmara Municipal
Presidente da Câmara, Astro de Ogum, conhece detalhes do projeto de reforma da Fábrica São Luís para abrigar Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), reuniu-se nesta terça-feira (31), na sede do Instituto Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA), com a superintendente do órgão, Kátia Santos Bogéa, para tratar das ações de restauro e adaptação da antiga Fábrica São Luís, a fim de abrigar o novo prédio do Legislativo municipal.

Presente na reunião, a equipe técnica da empresa contratada para viabilizar a ação, a Grillo e Werneck Projetos e Consultoria LTDA., fez a apresentação do projeto básico arquitetônico da futura sede da Câmara, ao presidente Astro de Ogum. Originária de Belo Horizonte (MG), a empresa expôs os estudos elaborados e as definições conjuntas com o IPHAN-MA, sobre a revisão e o aprofundamento dos programas de necessidades e mapas de fluxos do Legislativo Municipal para o novo prédio.

Maquete virtual da Fábrica São Luís, que após a reforma abrigará o Legislativo municipal
Maquete virtual da Fábrica São Luís, que após a reforma abrigará o Legislativo municipal

“Consideramos esse projeto uma dádiva de Deus, e agradecemos pela inspiração e realização do mesmo ao IPHAN-MA, na pessoa de sua superintendente Kátia Bogéa, defensora ardorosa do nosso patrimônio histórico arquitetônico. A definição e execução desse projeto representa um momento muito importante, que iremos compartilhar com os demais colegas vereadores, os nossos parlamentares de Brasília, autoridades locais e com a população ludovicense. Vamos convidar a todos para conhecer esse belíssimo projeto realizado pelo arquiteto Flávio Grillo e sua equipe técnica”, comentou Astro de Ogum. Ele diz estar muito satisfeito com a concretização, na sua gestão, do projeto da nova sede da Câmara, protelado há anos. “Pedimos ao IPHAN para agendar o início da obra do novo prédio da Câmara, no dia 8 de setembro, data do aniversário da cidade, para podermos, com isso, presentear o povo de São Luís”, afirmou Astro.

“O projeto foi muito bem recebido pelo presidente Astro de Ogum, que gostou bastante do mesmo e o aprovou. Acho que o projeto satisfaz a todas as necessidades e, além de recuperar um prédio histórico importante para a memória da cidade, a Câmara vai receber um equipamento de primeira grandeza e vai poder funcionar e atender à população numa sede própria, com todo o conforto”, observou Kátia Bogéa.

Cronograma da obra

Novo prédio terá estrutura adequada para abrigar vereadores da capital
Novo prédio terá estrutura adequada para realização das atividades da Câmara Municipal de São Luís

O IPHAN-MA tem previsto no conjunto de obras do PAC 2 Cidades Históricas, a solicitação da Câmara Municipal de reforma, restauração e adaptação da antiga Fábrica São Luís, situada na Rua de São Pantaleão, bairro Madre Deus, para abrigar a futura sede do parlamento. O Governo Federal destinou para São Luís, no PAC 2, o total de 133 milhões de reais para a execução de 44 obras no Centro Histórico, incluindo a restauração da Fábrica de Tecidos São Luís, que recebeu 15 milhões de recurso.

A empresa Grillo e Werneck Projetos e Consultoria LTDA. entregará o projeto executivo ao IPHAN-MA, no dia 06 de junho deste ano. Depois disso, o IPHAN deverá fazer todas as revisões e encaminhá-lo a Brasília para aprovação. Após o retorno do projeto, no final de junho vai ser publicado o edital da licitação, que, após o prazo legal de 45 dias, será aberta em agosto. No dia do aniversário de São Luís, em 08 de setembro deste ano, o IPHAN pretende assinar a ordem de serviço da obra da Fábrica, que deverá ser entregue em meados de 2017.

Sem comentário para "Câmara e IPHAN discutem reforma de prédio histórico para sediar Legislativo municipal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS