Produção agrícola de Paço do Lumiar será comercializada pelo Grupo Mateus

1comentário
Produtores rurais de Paço do Lumiar apresentam parte da sua produção a dirigentes do Grupo Mateus
Produtores rurais de Paço do Lumiar apresentam parte da sua produção a dirigentes do Grupo Mateus

O investimento nas políticas de inclusão produtiva e de fomento à agricultura familiar é uma marca da atual gestão municipal, com ações que vão desde o cadastro de produtores locais, passando pela assessoria técnica e logística de escoamento, fatores preponderantes que faz do município de Paço do Lumiar, um dos maiores polos agrícolas da região metropolita. Com essa expressiva representatividade no setor, produtores locais foram convidados a participarem a exposição dos seus produtos ao Grupo Mateus, durante a Rodada de Negócios, do Programa Maranhão Mais Produtivo.

Paço do Lumiar participa do programa através da Associação dos Produtores Familiares da Vila Rosinha e Adjacências, representada pela presidente Moiselina Rodrigues de Oliveira da comunidade Cumbique; da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiar da Vila Residencial Nova Canaã – HortCanaã, da comunidade Pindoba representada pelo José Domingos Augusto, e da Associação de Pequenos Agricultores da Comunidade Iguaíba, representada pela Júlia Silva de Assunção. Durante o encontro, cada entidade apresentou seu histórico e expôs seus produtos e tabelas de preços aos compradores.

O coordenador Paulo Alexandre do Grupo Mateus surpreendeu-se com a qualidade dos produtos e destacou que, a empresa adota o modelo de venda conhecido como CARDEX, que celebra a compra direto do produtor. “Todas as associações vão poder ter mais uma via de comercialização, através das redes de supermercados. Nossos fornecedores terão direto a um espaço para venda e armazenamento nas lojas do Grupo Mateus para abastecimento das lojas de acordo com a demanda dos consumidores”, reforça.

Cada entidade apresentou seu histórico e expôs seus produtos e tabelas de preços ao Mateus
Cada entidade apresentou seu histórico e expôs seus produtos e tabelas de preços ao Mateus

A primeira associação beneficiada foi da Vila Rosinha, no Cumbique, que teve a classificação máxima de seus produtos como de excelente qualidade. Em seguida o Hort Canaã e a Associação de pequenos agricultores de Iguaíba concretizarão o contrato com o Grupo Mateus. Na oportunidade, todas as associações fizeram a adesão ao programa Maranhão Mais Produtivo, com preenchimento de um formulário que poderá participar de feiras e rodadas de negócios, direito a consultorias, cursos e palestras.

“Estou há 12 anos produzindo no município, nunca tinha visto um acompanhamento da Prefeitura de Paço do Lumiar, nos auxiliando em todo o processo, com assessoramento, indicação, providência de equipamentos e materiais para participar de programas como este”, contou emocionada, a produtora Júlia Silva, do Iguaíba, que aproveitou para agradecer também à assessoria técnica da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

A secretária de Agricultura, Rosany Aranha ressalta que o município de Paço do Lumiar através Prefeitura Municipal e parcerias como aa Secretaria de Estado, Indústria e Comércio (Seinc) e Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima) tem possibilitado a valorização do produto agrícola produzido no próprio município. “Desta forma estamos disponibilizando novos mercados e incentivando a agregação de valor como também a organização das associações de agricultores por meio dessas ações e incentivos”, afirmou.

1 comentário para "Produção agrícola de Paço do Lumiar será comercializada pelo Grupo Mateus"


  1. erivaldo farias viana

    Bom dia!! sou estudante de Agronomia e gostaria muito do contato dessa galera da Associação de Pequenos Agricultores da Comunidade Iguaíba. preciso trocar umas ideias com eles.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS