Pesquisa: Fábio Gentil amplia liderança em Caxias

0comentário
Vereador Fábio Gentil lidera com folga intenções de voto para prefeito de Caxias, segundo nova pesquisa
Vereador Fábio Gentil lidera com folga intenções de voto para prefeito de Caxias, segundo nova pesquisa

A mais nova pesquisa de intenção de votos realizada em Caxias voltou a apontar a liderança do vereador Fábio Gentil (PSDB) para a eleição de prefeito do município. Em levantamento feito em novembro do ano passado pelo Instituto Data AZ, Gentil já havia aparecido em primeiro lugar na preferência do eleitorado, mais de dois pontos à frente do prefeito Léo Coutinho (PSB), segundo colocado. Agora, a diferença é ainda mais ampla.

Realizada entre os dias 21 e 24 deste mês pelo Instituto MBO, de Belém (PA), a pesquisa, na qual foram entrevistados 886 eleitores, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 03006/2016.

Foram avaliados vários cenários e em todos Fábio Gentil leva vantagem. O levantamento também atesta que a popularidade do prefeito Léo Coutinho está em baixa e em curva descendente. Uma das provas do desgaste do chefe do Executivo municipal foi a negativa da maioria dos pesquisados quando perguntados se votariam por sua reeleição. Enquanto 33,97% dos eleitores disseram que sim, 49,20% se mostraram contrários à reeleição de Léo Coutinho. Houve ainda 16,81% de indecisos.

O eleitorado caxiense também não se mostrou disposto a votar em um candidato apoiado pelo ex-prefeito e atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT). Apenas 35,55% responderam que votariam em um aliado do deputado. Já que os que rejeitaram essa hipótese somaram 46,95%.

Fábio Gentil foi considerado o mais preparado dentre todos os pré-candidatos a prefeito de Caxias por 41,87% dos entrevistados. Nesse quesito, Léo Coutinho foi citado por apenas 26,97% dos pesquisados. Já o ex-deputado federal Paulo Marinho Jr. (PMDB), outro pretenso candidato, foi citado por 22,91% dos eleitores consultados.

Outro cenário avaliado foi uma possível união entre Fábio Gentil e Paulo Marinho Jr., com um deles encabeçando a chapa. Gentil novamente leva ampla vantagem sobre o suposto aliado: 64,22% contra 35,77%. Na disputa direta com o prefeito Léo Coutinho, a maioria também se mostrou favorável a Fábio Gentil: 64,67% x 35,32%. No confronto direto com Paulo Matinho Jr., o placar novamente favorece o vereador: 64,22% a 35,77%.

Quando os adversários são Léo Coutinho e Paulo Marinho Jr, o resultado é o seguinte: 44,80% das intenções de votos para o prefeito contra 55,10% para o ex-deputado federal.

Quando perguntados se já têm candidato a prefeito, 40,29% dos eleitores de Caxias pesquisados responderam que votam em Fábio Gentil. Léo Coutinho foi citado por 29% dos entrevistados. Paulo Marinho Jr. ficou em terceiro, com 23,70% das intenções de voto. Outros pré-candidatos somaram 4,96%. Confira cada um dos cenários avaliados:

pesquisa de caxias4

pesquisa de caxias3

Sem comentário para "Pesquisa: Fábio Gentil amplia liderança em Caxias"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS