Semapa distribui sementes e inspeciona abatedouros de aves na zona rural de São Luís

0comentário
Agricultores da comunidade rural Anajatiua receberam sementes distribuídas pela Semapa
Agricultores da comunidade rural Anajatiua receberam sementes distribuídas pela Semapa, em parceria com a Sagrima (Fotos: Priscila Petrus)

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) iniciou, na manhã da última sexta-feira (29), na comunidade agrícola Anajatiua, a distribuição das sementes de milho adquiridas em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagrima). No mesmo dia, técnicos da pasta realizaram vistoria em cinco abatedouros de aves, localizados na zona rural, destinados aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesta semana, a entrega de sementes será estendida às demais comunidades assistidas pela Semapa. “Por meio da Semapa, a Prefeitura de São Luís cumpre a sua responsabilidade com o setor agrícola da capital”, destacou o secretário Aldo Rogério.

Abatedouros

A vistoria dos abatedouros de aves para fornecimento ao PAA e ao PNAE ocorreu nas comunidades agrícolas Laranjeira, São Joaquim,  Cinturão Verde,  Igaraú e Inhaúma.

Veterinário Francisco Soares, da Semapa, verifica condições fisiológicas de aves em abatedouro
Veterinário Francisco Soares, da Semapa, verifica condições fisiológicas de aves em abatedouro

A finalidade da inspeção foi checar a idade das aves e observar se os animais estão saudáveis, por meio da avaliação de suas condições fisiológicas. Outra etapa da vistoria foi a verificação das instalações, a fim de averiguar se os espaços estavam adequados aos padrões de higiene. Uma das condições é que o ambiente esteja arejado e limpo.

Finalizada a inspeção, é estipulada a quantidade em que cada abatedouro poderá fornecer o produto. “Só após a aprovação da vistoria os animais poderão ser abatidos para seguir seu destino”, observa o veterinário da Semapa, Francisco Soares.

Sem comentário para "Semapa distribui sementes e inspeciona abatedouros de aves na zona rural de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS