Na última hora, Procon aborta operação que apreenderia ônibus em São Luís

1comentário
Duarte Júnior comandaria operação que apreendia ônibus velhos, abortada na última hora
Duarte Júnior comandaria operação que apreendia ônibus velhos, abortada na última hora

Menos de 12 horas antes da hora marcada, o Procon abortou uma operação inédita, que geraria ampla repercussão pelo impacto que causaria. Marcada para hoje, a ação tinha como objetivo apreender ônibus mal conservados em garagens de empresas que exploram o serviço de transporte público em São Luís.

Na última terça-feira, o órgão havia notificado os donos das empresas quanto a obrigação de oferecer ônibus em boas condições, de modo a cumprir o Código de Defesa do Consumidor. A prazo para atendimento da medida era de 24 horas.

Em informe às redações de jornais, emissoras de TV, rádios e portais de notícia, a Assessoria de Comunicação do Procon informou aos veículos sobre a operação e convidou a todos a fazer a cobertura. Inicialmente, os trabalhos começariam as 5h, antes mesmo do amanhecer. O ponto de partida seria a rotatória do Calhau, na Avenida dos Holandeses.

Demonstrando disposição incomum para um órgão público, a autarquia resolveu antecipar o horário da ação para as 4h, quando os coletivos ainda estivessem dentro das garagens. A intenção era impedir que os ônibus velhos circulassem. Até o local para onde seriam levados os ônibus apreendidos já havia sido definido: o pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Cerca de meia hora após o aviso de antecipação, houve novo contato do Procon com as redações, dessa vez para comunicar que a operação havia sido abortada. Estranhamente e sem maiores explicações, foi informado que a ação ocorreria em outra data, ainda a ser agendada.

Com uma atuação arrojada e resultados expressivos na defesa do direito do consumidor, o atual superintendente do Procon, Duarte Júnior, parece ter carta branca do governador Flávio Dino (PCdoB) para agir.

Por isso mesmo, o adiamento da operação soa ainda mais esquisito. É impensável, pelo menos neste primeiro momento, que o destemido gestor tenha recuado por pressão.

1 comentário para "Na última hora, Procon aborta operação que apreenderia ônibus em São Luís"


  1. anderson

    O presidente midiático para variar se afobou, fez um carnaval mas não pode cumprir. Uma pena

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS