Abandonada por Edivaldo, comunidade do Monte Castelo constrói praças onde antes existiam lixões

0comentário
Após vários anos, lixão deu lugar a praça, construída por meio de mutirão no canteiro central da Avenida Luiz Rocha
Após vários anos, lixão deu lugar a praça, construída por meio de mutirão no canteiro central da Avenida Luiz Rocha

Cansados de apelar à Prefeitura de São Luís pelo fim de dois lixões que causavam transtornos à comunidade, moradores do Monte Castelo resolveram agir por conta própria. No lugar da sujeira acumulada, hoje existem duas praças, que, improviso à parte, deram novo aspecto ao ambiente outrora degradado.

As duas praças estão localizadas no canteiro central da Avenida Luiz Rocha, cerca de 300 metros uma da outra. Uma delas foi batizada com o sugestivo nome de “A Praça é Nossa”. O logradouro tem cerca e bancos de madeira pintados de azul e branco e uma placa com o aviso para que não seja mais despejado lixo no local. Até agora, a comunidade tem cumprido à risca a recomendação.

300 metros adiante, outra praça foi construída por populares cansados de fazer apelos à prefeitura
Cerca de 300 metros adiante, outra praça foi construída por populares cansados de fazer apelos à prefeitura

Mais simples, mas não menos útil, a outra praça também traduz a insatisfação popular com o descaso da administração municipal. Se antes o espaço exalava mau cheiro, era propício à proliferação de ratos e insetos e, por consequência, expunha os moradores ao risco de contrair doenças, agora tornou-se aprazível, sem que os governantes tenham investido um único centavo para a benfeitoria.

A mobilização popular é um fenômeno que vem ganhando força e consolida-se, a cada dia, como motor de transformação social e mecanismo de pressão para quem exerce mandato público. Assim como pode render melhorias para os cidadãos, como as duas praças mostradas, é capaz de destituir, por meio do voto, o poder de políticos que não cumpram, por incompetência, por má vontade ou desonestidade, a missão para a qual foram eleitos.

Sem comentário para "Abandonada por Edivaldo, comunidade do Monte Castelo constrói praças onde antes existiam lixões"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS