Flávio Dino acomoda comunistas derrotados no interior na secretaria de Márcio Jerry

5comentários
Lindalva não viabilizou candidatura a prefeita de Zé Doca e ganhou de volta sinecura no governo comunista
Lindalva não viabilizou candidatura a prefeita de Zé Doca e ganhou de volta sinecura no governo comunista

O governador Flávio Dino (PCdoB) determinou ao secretário de Comunicação Social e Articulação Política, Márcio Jerry, seu braço direito, que acomodasse candidatos do PCdoB derrotados na última eleição em sua pasta. Missão dada, missão cumprida e o segundo homem mais forte do governo viu uma só canetada inchar ainda mais a sua secretaria. Foram quatro nomeações em apenas um ato, três das quais para contemplar correligionários que viram seus projetos eleitorais naufragarem na série histórica de derrotas do partido governista no interior do Maranhão.

O Diário Oficial do Estado do último dia 13 trouxe os nomes de três comunista que não obtiveram êxito nas urnas em outubro ou simplesmente desistiram de concorrer ao pleito após constatarem que suas candidaturas eram inviáveis. Como prêmio de consolação, ganharam cargos de superintendente da articulação regional, espécie de olhos e ouvidos do governo, em seus respectivos municípios.

Uma das nomeadas é a professora Lindalva Serra Barros, vice-prefeita de Zé Doca e antiga militante comunista, que até ensaiou candidatura a prefeita, mas não levou o plano adiante após seu partido constatar que a articulação não tinha futuro. Detalhe: Lindalva já havia sido nomeada por Flávio Dino superintendente de Articulação Regional de Zé Doca em maio de 2015 (relembre aqui), cargo com simbologia especial, que vinha acumulando com suas atribuições de autoridade municipal. Exonerada para concorrer ao pleito este ano, ela agora reassume o mesmo posto, com apelo ainda mais forte: o fim do seu mandato de vice-prefeita, no próximo dia 31.

Jardel Miranda, entre Flávio Dino e Márcio Jerry, que o contemplaram mais uma vez com cargo
Jardel Miranda, entre Flávio Dino e Márcio Jerry, que o contemplaram mais uma vez com cargo

Outro beneficiário da canetada oficial é Jardel Miranda da  Silva, vereador do PCdoB em São João dos Patos, que desistiu de concorrer à reeleição para apoiar um candidato fora do palanque comunista por divergência partidária. Mas, engana-se quem pensa que a trairagem o fez perder espaço no governo. Com a derrota do aliado, Jardel contou com a piedade de Flávio Dino e Márcio Jerry, que lhe devolveram a boquinha palaciana.

Semelhança

O caso de Jardel é parecido com o de Lindalva Serra Barros, pois ele exercia, ao mesmo tempo, o mandato na Câmara Municipal patoense e o cargo de superintendente de Articulação Regional de São João dos Patos. Ao desistir de tentar a renovação do mandato, o vereador deu entender que a sinecura no governo é mais vantajosa.

Pedro Araújo perdeu eleição para vereador em Açailândia, mas ganhou prêmio de consolação de Flávio Dino
Pedro Araújo perdeu eleição para vereador em Açailândia, mas ganhou prêmio de consolação de Flávio Dino

Candidata a vice-prefeita de Pirapemas pelo PCdoB, na última eleição, a professora Idna Maria Hortegal Andrade também ganhou como compensação pela derrota nas urnas um cargo expressivo no governo Flávio Dino. Mas, no caso dela, a nomeação não foi para o mesmo município onde perdeu nas urnas. Idna foi nomeada superintendente da Articulação Regional de Miranda do Norte, onde o militante comunista, Sergisnando Rodrigues Aguiar, antigo detentor da sinecura, tentou a agredir um radialista que o criticara.

O quarto nomeado é Pedro Araújo da Silva, candidato a vereador derrotado em Açailândia. Mesmo com o apoio declarado do governador, o aliado obteve apenas 253 votos e, para não ficar desamparado, assumirá a Superintendência de Articulação em sua cidade.

E assim os comunistas vão tocando o seu projeto de poder, não pelo voto, mas à custa de cargos no governo, que, após menos dois anos, amarga profundo desgaste político, comprovado pela urnas.

Abaixo, o ato de nomeação dos quatro comunistas derrotados:

nomeia

5 comentários para "Flávio Dino acomoda comunistas derrotados no interior na secretaria de Márcio Jerry"


  1. CINDY MACEDO

    LACAIO DA OLIGARQUIA, EM QUE PAÍS TU VIVES? DERROTA HISTÓRICA! DINO ELEGEU O MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS DA HISTÓRIA DO MARANHÃO.

  2. Atual7

    […] informação e levantamento é do Blog do Daniel Matos. De acordo com a reportagem, os dados foram obtidos em consulta ao Diário Oficial do Estado do […]

  3. Enquanto Edivaldo corta gastos com aluguéis, Flávio Dino faz o contrário para favorecer comunista – Daniel Matos

    […] com nomeação para altos cargos de aliados derrotados nas últimas eleições municipais (relembre aqui) e, como sabido agora, com o aluguel de um prédio cujo dono é um partidário comunista. Detalhe: […]

  4. Flávio Dino remaneja 14 cargos de Márcio Jerry para a Secretaria de Governo – Daniel Matos

    […] nomeações a seu bel prazer, inclusive de aliados derrotados nas últimas eleições (relembre aqui), agora, o secretário parece enfraquecido pelo decreto, que lhe impôs as seguintes perdas: um […]

  5. Flávio Dino abriga no governo mais dois aliados derrotados na eleição passada – Daniel Matos

    […] O governador Flávio Dino (PCdoB) segue nomeando para cargos na administração estadual aliados derrotados na última eleição municipal, no interior do Maranhão. Mais uma vez, a secretaria escolhida foi a de Comunicação Social e Assuntos Políticos, chefiada pelo jornalista Márcio Jerry, braço direito de Dino e segundo homem mais forte da gestão comunista. Em dezembro do ano passado, a pasta acomodou, em um ato só, quatro partidários que não tiveram sucesso nas urnas (reveja aqui). […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS