Programação marcará Dia Mundial do Autismo em São Luís

0comentário

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas tenham autismo – no Brasil, a estimativa é de 2 milhões. Em busca de conscientizar sobre o transtorno, a OMS estabeleceu o dia 2 de abril como o Dia mundial da Conscientização do Autismo. Em São Luís, uma programação nos dias 1º e 2 de abril lembrará a data.

Realizada pelo Grupo Ilha Azul e Associação de Amigos do Autista (AMA-MA), a programação inclui sessão de cinema, palestras e caminhada. O objetivo é promover a conscientização do autismo à população de São Luís, além de chamar a atenção da sociedade e governantes para temas como inclusão social e escolar; capacitação de profissionais na saúde e educação, criação de centros de tratamento do autismo.

A programação terá início neste sábado, às 10h, com uma sessão de cinema exclusiva para crianças e adolescentes autistas e seus acompanhantes. Para recebê-los, o Cinesystem, no Rio Anil Shopping, preparou a estrutura do local, com cuidado, por exemplo, em diminuir o som da sala. O filme em exibição será a animação da Disney “Moana: Um Mar de Aventuras” e as crianças autistas terão entrada gratuita, enquanto os acompanhantes pagarão meia-entrada.

Ainda no sábado, a partir das 13h, um ciclo de palestras no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae (Jaracati), discutirá temas como comunicação especial, sexualidade, linguagem e desenvolvimento, psicomotricidade e comportamentos problemas, com a presença de especialistas em TEA.

No domingo, o Dia mundial da Conscientização do Autismo começará com recreação esportiva na sede da AMA-MA, na Chácara Brasil. E terminará com uma caminhada, às 16h, com concentração próxima ao Bar Por Acaso, na Lagoa da Jansen.

Sem comentário para "Programação marcará Dia Mundial do Autismo em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS