Tudo pronto para a estreia de “Édipo Rei” no campus Renascença

0comentário

Depois da temporada de ensaios com alunos-atores e o Coral Ceuma, estreia na quarta, 30 de agosto, a montagem itinerante de “Édipo Rei”, no campus Renascença. O espetáculo percorre três locações com o Primeiro Ato no hall de entrada. De lá, elenco e público seguem até a Praça de Serviço para o Segundo Ato e terminam no Centro Olímpico com o Terceiro Ato.A peça começa às seis da tarde e dura 50 minutos. Tem adaptação do diretor Tácito Borralho, tradução de Geir Campos e iluminação de Abel Lopes. A ideia é repetir o formato itinerante com participação de elenco coadjuvante nos campi Turu, Cohama e Anil.

A PEÇA

Édipo Rei conta a história do filho que mata o pai e se casa com a mãe. A trama mergulha na memória do ser humano e seus embates com o próprio destino – ou Fortuna – do qual não escapa. O original data de 427 a.C. e, por alguns registros históricos, foi considerado por Aristóteles o mais perfeito modelo de tragédia grega. É o primeiro da trilogia que forma com “Antígona” e “Édipo em Colono”.

O AUTOR

Sófocles foi filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas e viveu de 497 a 405 a.C. Foi dos maiores dramaturgos gregos ao lado de Ésquilo e de Eurípedes. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza e, por quase meio século, foi o mais celebrado autor em Atenas, onde era comum homenagear as figuras importantes nas festas religiosas Leneana e Dionísia.

Também trabalhou como ator e chegou a ser ordenado sacerdote de Asciépio, o deus da Medicina. Foi eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um fato acidental (Fortuna). Sua concepção teatral foi inovadora, reformulou o papel do coro e elevou de dois para três o número de atores na dramaturgia.

A ARTE NA ACADEMIA

Concebido para provocar a reflexão filosófica a partir de fragmentos de textos teatrais, o Projeto marca a inédita parceria entre a Universidade Ceuma e a Coteatro sob a batuta do maranhense Tácito Borralho. que tem preparadas algumas indagações a serem lançadas ao público depois do espetáculo do campus Renascença.A Companhia Oficina de Teatro nasceu em agosto de 1989 para encenar espetáculos que incentivem a formação de plateias, no Maranhão.

Sem comentário para "Tudo pronto para a estreia de “Édipo Rei” no campus Renascença"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS