Desfile da Independência: poderosos no palanque e povo humilhado, à beira do buraco

0comentário
Enquanto o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e autoridades militares assistiam ao desfile muito bem acomodados sobre o palanque…

Uma cena lamentável chamou a atenção durante o tradicional Desfile da Independência, realizado no início desta manhã, no Anel Viário, e não passou despercebida pelo atento jornalista Douglas Pinto, repórter da TV Mirante, e parceiro deste blog. Enquanto autoridades civis e militares assistiam à passagem das tropas muito bem acomodadas no palanque armado para abrigá-las, o público numeroso que mais uma vez prestigiou o evento se espremia ao redor de uma galeria sem tampa, exposto à contaminação por doenças e até mesmo ao risco de lesões físicas, em caso de queda no buraco.

… crianças, adultos e idosos precisaram redobrar o cuidado para não despencar dentro da galeria sem tampa

Como se não bastasse o calor escaldante em São Luís, nesta época do ano, e o desconforto de crianças, adultos e idoso por terem que assistir ao desfile em pé ou sentado no chão, as medidas para prevenir acidentes em meio à multidão deixaram a desejar. Em vez de uma intervenção estrutural que garantisse segurança, foi oferecida proteção mínima: uma fita plástica para alertar aos desavisados sobre o perigo, facilmente rompível, em caso de empurra-empurra ou corre-corre em uma eventual situação de pânico – ou mesmo desatenção.

Povo assistiu ao desfile à beira do buraco e a poucos metros do palanque

O descaso retrata com lamentável perfeição a triste conjuntura nacional, em que os cidadãos são massacrados por uma carga pesada de impostos, pelo caos na saúde pública, pela opressão policial e jurídica e pela corrupção na política. Tão imoral quanto é relegar ao povo condição tão humilhante em um ato cívico-militar tão significativo.

Em plena data dedicada ao patriotismo e à defesa da soberania nacional, não faltaram manifestações de desgosto. Bem assim.

Sem comentário para "Desfile da Independência: poderosos no palanque e povo humilhado, à beira do buraco"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS