Em Colinas, terra natal de Márcio Jerry, presos se abrigam em puxadinho nos fundos de delegacia

0comentário
Puxadinho construído pelos próprios presos nos fundos da Delegacia de Colinas não tem grades

Uma visita itinerante do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (SINPOL-MA) percorreu, entre os dias 18 e 19 de setembro, as cidades subordinadas à 6ª Delegacia Regional de São João dos Patos, e constatou a situação de completo abandono das delegacias de Colinas, Barão de Grajaú e Paraibano. Um dos problemas mais graves identificados foi um puxadinho construído nos fundos da Delegacia de Colinas para abrigar 16 presos.

O objetivo inicial foi manter o diálogo permanente com a categoria, que não escondeu sua insatisfação com as já conhecidas irregularidades nas delegacias, o que evidencia e ratifica o total abandono da Polícia Civil.

Ao inspecionar a Delegacia de Colinas, terra natal do todo-poderoso secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, a missão sindical se deparou com o pior cenário possível: falta de efetivo; desvio de função, o que prejudica de sobremaneira a atividade investigativa da Polícia Civil; péssima estrutura da unidade; e superlotação, com 50 presos de justiça.

Mini-favela

Delegacia de Colinas superlotada

Ao vistoriar os fundos da delegacia, os sindicalistas se surpreenderam com uma espécie de mini-favela prisional, construída pelos próprios presos e que serve de morada para 16 detentos. É possível ver na foto que a estrutura do puxadinho erguido pelos detentos é frágil. Não existem grades e os presidiários transitam livremente pelo ambiente, que tem mais características de um sítio do que de uma unidade prisional.

Na Delegacia de Colinas também foi constatada a falta e o sucateamento de viaturas policiais, o que demonstra o total descompromisso da Secretaria de Segurança e do governador Flávio Dino (PCdoB) com a Polícia Civil.

De acordo com o SINPOL, de todo o montante disponibilizado, neste ano, à Secretaria de Segurança Pública, o percentual direcionado à Polícia Civil não chega nem a 1%. Mais precisamente, foi investido apenas 0,7% na instituição.

 

Sem comentário para "Em Colinas, terra natal de Márcio Jerry, presos se abrigam em puxadinho nos fundos de delegacia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS