Câmara em Pauta

0comentário

Aplicativo móvel

Projeto de Pavão Filho obriga Prefeitura de São Luís a criar um aplicativo móvel denominado “Programa Saúde Cidadão”

A Câmara Municipal de São Luís promulgou a Lei Municipal nº 466, de 24 de março de 2017, oriunda do projeto de lei nº 118/2016, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que obriga a Prefeitura de São Luís a criar um aplicativo móvel denominado “Programa Saúde Cidadão” para facilitar a marcação de consultas e exames médicos dos usuários da rede pública municipal de saúde.
Conforme a Lei promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PR), o aplicativo deve ser de uso gratuito e está disponível em todas as plataformas digitais para ser baixado pelos aplicativos móveis.

Aplicativo móvel II

A Lei autoriza o Poder Executivo Municipal a providenciar dos softwares ou hardware da rede pública municipal de saúde para que, desse modo, haja compatibilidade com o novo aplicativo e, assim, consiga alcançar os objetivos. Quando estiver funcionando plenamente, o aplicativo, conforme consta na Lei nº 466, vai beneficiar toda a população disponibilizando os seguintes serviços: Marcação de consultas e exames, retorno para avaliação de exames, avaliação de atendimento e denúncias.

Aplicativo móvel III

Segundo o vereador Pavão Filho, a população precisa urgentemente desse serviço que será oferecido pela Prefeitura, pois as filas continuam e as pessoas acordam na madrugada para aventurar uma consulta ou exame, que poderá ser resolvido agora por meio do aplicativo. Pavão diz que resolveu propor a Lei após verificar que os usuários da saúde pública do Município de São Luís enfrentam, diuturnamente, uma série de dificuldades para a marcação de consultas, realização de exames e retorno ao médico, o que deixará de existir com o aplicativo móvel.

Aplicativo móvel IV

“Há relatos de pessoas que se mantiveram em filas por mais de 24 horas para conseguir os serviços supracitados, algo que se configura em verdadeira afronta à dignidade da pessoa humana, motivo pelo qual busca-se o indispensável auxílio do Poder Executivo municipal para evitar que esse problema continue existindo”, justifica o vereador pedetista.

Plantando Vidas

Vereador Ricardo Diniz acompanhou o plantio das árvores no Distrito Industrial

O dia de trabalho começou diferente para os funcionários da Indústria de Bebidas Smaak/River, no Distrito Industrial de São Luís. No sábado, dia 23 de setembro, antes do expediente, os funcionários realizaram o plantio de 100 mudas da espécie ipê-rosa no canteiro central em frente a empresa. A iniciativa fez parte do projeto Plantando Vidas criado pelo vereador Ricardo Diniz (PCdoB) para estimular na população a consciência ambiental, incentivando o plantio de mudas em terrenos de bairros da cidade. As mudas foram doadas por parceiros do projeto e o plantio é feito
com acompanhamento técnico, levando em conta a espécie, o solo e as
condições climáticas.

Plantando Vidas II

Para a gestora ambiental da empresa, Anunciação Viana, o momento foi gratificante. “A sensação é que estamos fazendo a nossa parte e incentivamos mais pessoas a fazerem o mesmo para preservar a natureza”, disse. O proprietário das Indústrias Smaak/River, Valdo William, explicou que arborizar a rua onde fica a empresa é uma ação de sustentabilidade com muito benefícios. “Ganha a fábrica que terá um ambiente ainda mais bonito, ganha o meio ambiente e ganham os colaboradores que terão um local de trabalho mais arborizado”, ressaltou.

Plantando Vidas III

O operador de máquinas Wellington Lima estava muito animado. “Além de ter
ajudado a planar as mudas estou muito feliz porque adotei uma e de vez em
quando virei visitar o meu ipê”, comemorou.Antônio Silva, que é auxiliar de depósito, também ajudou a arborizar a rua da empresa onde trabalha. “Minha sensação é de alegria e muito orgulho”, festejou.

Plantando Vidas IV

O vereador Ricardo Diniz ajudou a plantar as mudas no Distrito Industrial
e contou que vai acompanhar o plantio de árvores na cidade durante o Plantando Vidas.
“Queremos o envolvimento de todos, moradores e empresários, para que nosso projeto continue tornando São Luís mais verde e contribua para melhorar a qualidade do ar, reduza a poluição e
proporcione mais qualidade de vida para a população”, explicou Ricardo
Diniz.

Plantando Vidas V

São parceiros do projeto: Polícia Militar, Associação Comercial do Maranhão, AMASP, FIEMA, CDL, UNICEUMA, Jardim da Paz, SINDUSCON, UEB Pedro Bertol, Pitágoras, River e Água You Happy. A meta é aumentar esse número de parceiros para fortalecer ainda mais esse movimento que pretende setornar uma grande declaração de amor à São Luís.

Ação social

Ação social promovida por Fátima Araújo beneficiou cidadãos carentes

Ajudar e cuidar são os verbos mais usados pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB), desde que criou o Projeto Social Solidariedade e Ação, que beneficia a população do bairro João de Deus e comunidades adjacentes. No último sábado (23), a parlamentar comunista, representante do João de Deus e bairros vizinhos, realizou mais uma ação social, que beneficiou dezenas de moradores. A ação, que contou com vários médicos e técnicos em enfermagem, aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, no bairro Jardim Conceição.

Ação social

Fátima Araújo tem conseguido fazer ações sociais nas comunidades, graças ao apoio dos empresários locais e as parcerias com o governo do Estado e prefeitura de São Luís. Isso coloca a vereadora como a parlamentar mais atuante da capital maranhense.

Homenagem 

Vereador Marcelo Poeta entregou diploma ao pai, que também já ocupou assento na Câmara

Para garantir lazer e promover melhor qualidade de vida para as famílias e também servir de espaço cultural. Com esse propósito, o vereador Marcelo Poeta (PCdoB) deu início aos serviços de reforma e revitalização da Praça do Poeta, no Cruzeiro do Anil, em São Luís. A iniciativa visa revitalizar e manter o lugar agradável para todos. Antes de passar por reparos, o espaço público estava com diversos problemas estruturais e era considerado perigoso pela população. Desde então, vem passando por limpeza e calçamento por bloquetes realizados através de mutirão com apoio dos moradores da região.

Homenagem II

Localizada próximos as principais escolas da comunidade, a praça que homenageia o ex-vereador Chico Poeta – pai de Marcelo – vai ganhar além dos serviços já citados, bancos, canteiros e iluminação, conforme destacou o parlamentar. “A praça do Poeta, que é um espaço em homenagem ao meu pai, já foi palco de vários carnavais. Resolvemos revitalizar em função do mato que estava tomando conta servindo, inclusive, para esconderijo de bandidos. Conclamamos a comunidade e damos início aos serviços de reforma”, declarou.

Homenagem III

Desde que assumiu o mandato na Câmara, em janeiro deste ano, tem sido uma forte marca do vereador Marcelo Poeta, a reestruturação dos espaços públicos antes marginalizados ou sem uso pela população. Além de praças, o parlamentar também tem forte atuação na recuperação de vias públicas da região. Ele também vem investindo em capacitação da juventude anilense, por meio de cursos; além de investimentos em cultura e esporte. “O meu objetivo é servir a comunidade que acreditou no nosso potencial. Espero sempre poder responder as expectativas da população com trabalho”, concluiu.

Sem comentário para "Câmara em Pauta"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS