Flávio Dino abusa do populismo em campanha antecipada à reeleição

0comentário
Passeio de bicicleta de Flávio Dino teve ampla repercussão

O governador Flávio Dino (PCdoB) é a imagem do desespero político em suas aparições públicas, principalmente quando em viagem ao interior, onde grande parcela da população desconhece ou não compreende seus métodos tiranos. Faltando menos de um ano para a eleição, o comunista recorre ao mais descarado populismo, com ações e gestos apelativos, de gosto e resultado duvidosos, como o recente passeio de bicicleta, em Pedro do Rosário, e o uso de cidadãos comuns em atos de promoção pessoal.

Mergulhado em uma campanha antecipada que só não será barrada pela Justiça Eleitoral em caso de vista grossa, Flávio tem encenado o papel de homem do povo em anúncios e inaugurações de obras, assinaturas de ordens de serviços e nos demais eventos em que marca presença. Nessas ocasiões, distribui beijos e abraços em gente humilde que dele se aproxima, faz refeições em feiras, em restaurantes de beira de estrada e em outros lugares simples, carrega crianças no colo, tudo com a clara intenção de fazer média. Em alguns momentos, chega a contar piadas, que fazem rir apenas a sua claque, sempre a postos para aprovar e vibrar com suas sandices.

A figura gentil de Flávio Dino em público é totalmente o oposto do seu modo opressor de governar, revelado apenas no espaço restrito do seu gabinete, onde são urdidos planos diversos, desde a nem sempre bem sucedida articulação política à escolha de vítimas da perseguição palaciana. Na execução dessas tramas, o governador recorre invariavelmente ao auxílio intelectual do secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, segundo homem mais forte da gestão comunista, conhecido tão somente por sua habilidade em operar maldades.

Da mesma forma que acredita que a força da máquina do governo lhe dá o cacife necessário à cooptação de apoio político que garanta a sua reeleição, Flávio Dino crê no populismo como meio eficiente de cativar o povo e restabelecer o alto índice de aprovação popular registrado no início do mandato, há quase três anos.

Sem carisma algum para arrebatar multidões e desgastado pelo mau desempenho do seu governo em diferentes áreas, o comunista usa sem pudor a estrutura do governo para capitalizar votos e encarna um personagem bonachão, que em nada a se assemelha ao seu verdadeiro estilo, despótico implacável, só revelado nos mais íntimos bastidores.

Sem comentário para "Flávio Dino abusa do populismo em campanha antecipada à reeleição"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS