Peritoró: após demissão em massa na limpeza pública, garis que restaram são escravizados

0comentário
Vereador Edmilson Marques voltou a denunciar a submissão dos trabalhadores da limpeza pública à escravidão

O vereador de Peritoró Edmilson Marques (PRB), membro da bancada de oposição, denuncia a condição análoga à escravidão à qual estão submetidos os trabalhadores da limpeza pública do município. Por causa da demissão em massa de servidores ocorrida no início deste ano, a equipe reduzida mantida pela prefeitura passou a cumprir jornada exaustiva, comprometendo a eficiência dos serviços e a própria saúde, em uma grave violação à legislação trabalhista.

Na tarde do último dia 14, Edmilson Marques flagrou quatro garis (três mulheres e um homem) executando a tarefa desumana de limpar a cidade inteira. “O que observei foram três mulheres varrendo e um homem juntando e carregando a sujeira recolhida em um carro de mão”, relatou.

Repúdio

Em fevereiro deste ano, o  vereador postou nas redes sociais uma nota de repúdio ao prefeito Padre Jozias Lima Oliveira (Podemos), que demitiu centenas de servidores municipais, inclusive da limpeza pública. Edmilson Marques repudiou a atitude do chefe do Executivo, classificada por ele como prepotente e desumana.

“O prefeito reduziu em aproximadamente 70% a quantidade de servidores da limpeza e coleta de lixo da cidade de Peritoró, explorando principalmente as varredeiras de ruas”, protestou o vereador, na época.

Exploração

Mulheres varrem via pública de Peritoró, enquanto homem recolhe sujeira para carro de mão

Ainda segundo Edmilson Marques, não satisfeito, o prefeito determinou o aumento da quantidade de horas de trabalho a cumprir (carga horária). “Antes, o trabalho da limpeza iniciava-se às 5h e se estendia até as 10h. Agora, o prefeito ordenou que seja realizado das 7h às 18h, com intervalo para o almoço”, compara.

Diante da situação absurda, o vereador Edmilson Marques vem novamente a público protestar. “São dignas do mais grave repúdio as atitudes dos que utilizaram de suas de posições políticas para ferir os direitos desses trabalhadores honestos, que lutam diariamente para garantir o sustento de suas famílias, e que não merecem ser prejudicados”, condena.

Três mulheres integram equipe de varrição de rua da cidade de Peritoró e cumprem jornada exautiva

Edmilson Marques deixa claro ao povo de Peritoró que na condição de vereador não ficará calado diante dessas atitudes arbitrárias e desumanas. Reitera, ainda, que foi eleito pelo povo e é por ele que ele irá continuar firme na defesa e na luta dos interesses dos menos favorecidos.

Sem comentário para "Peritoró: após demissão em massa na limpeza pública, garis que restaram são escravizados"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS