Denúncias, debates e propostas marcam audiência promovida por Cézar Bombeiro sobre escolas comunitárias

0comentário
Cézar Bombeiro informou que o debate, marcado por criticas e propostas, será encaminhado, via documento, ao prefeito de São Luís

A Câmara Municipal realizou, na manhã da última sexta-feira, (13), uma audiência pública para promover um amplo debate sobre as escolas comunitárias existentes em São Luís, numa iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD). O evento aconteceu depois de ter visitado diversos desses estabelecimentos e ter visto de perto as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, apesar da dedicação de diretores, professores e pais de alunos, o cerne do problema é que todas elas precisam ser valorizadas e ter tratamento de parceiras com a Prefeitura de São Luís.

São elas que assumem a maior parte da responsabilidade do ensino infantil, uma vez que o município não tem uma estrutura capaz de atender a demanda, o que proporciona a que impede que muitas crianças fiquem excluídas dos seus direitos à educação, afirma Cézar Bombeiro.

A proposta do vereador de sugerir ao legislativo municipal a audiência pública foi para oportunizar um amplo debate entre as entidades que dirigem Escolas Comunitárias, instituições públicas e órgãos municipais, entre os quais a Secretaria Municipal de Educação.

Foi lamento geral pelos presentes, as ausências do Secretário de Estado da Educação, da Promotoria da Educação, da Defensoria Pública, que poderiam contribuir para a considerável melhoria da educação infantil em São Luís, disse o vereador Estevão Aragão (PSDB), integrante da mesa que dirigiu a audiência pública, presidida pelo vereador Francisco Carvalho (PSL) com a participação do autor da audiência pública vereador Cézar Bombeiro e o Secretário Municipal de Educação, professor Moacir Feitosa.

Os dirigentes de Escolas Comunitárias, que se manifestaram na audiência fizeram fortes criticas a administração municipal e registraram que os problemas não são maiores em decorrência da sensibilidade do professor Moacir Feitosa, tendo algumas afirmado a sua responsabilidade em enfrentar o sucateamento praticado na pasta municipal.

O professor Moacir Feitosa, Secretário Municipal de Educação com amplos conhecimentos e habilidade que lhes é inerente, procurou contornar os problemas, principalmente na questão dos convênios e de uma maior interação, reconhecendo que as Escolas Comunitárias exercem uma importante participação na educação infantil da nossa capital e falou sobre questões que estão em estudos e que vão contemplar todas elas.

O vereador Francisco Carvalho, que presidiu a audiência pública, elogiou a iniciativa do vereador Cézar Bombeiro e destacou a participação de todas as representações de escolas comunitárias pelo elevado interesse em participar cada vez da educação infantil de São Luís. Salientou, a importante presença do secretário Moacir Feitosa , que soube ouvir as criticas e os reconhecimentos e deu respostas de esperanças a todos com construções futuras.

Cézar Bombeiro, ao encerramento adiantou que todo o debate com criticas e propostas será encaminhado através de documento ao Prefeito de São Luís, a Secretaria Municipal de Educação e ao Ministério Público da Educação.

Sem comentário para "Denúncias, debates e propostas marcam audiência promovida por Cézar Bombeiro sobre escolas comunitárias"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS