Piso salarial no serviço público é debatido em painel na Câmara Municipal

0comentário
Marcial Lima defendeu participação da Câmara Municipal no debate

Por iniciativa do vereador Marcial Lima (PRTB), a Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta sexta-feira, (20), um painel com o tema “Piso salarial no serviço público”. Ele explicou que adotou essa providência em razão da falta de incentivo existente entre as diversas categorias de servidores.

Outra justificativa para a promoção desse evento no seu entendimento é porque “a Câmara tem que se preocupar com esse assunto de grande importância e participar da frustração do servidor diante dessa questão”. Continua ele dizendo que “no meu caso específico como vereador o que posso fazer é pronunciamento aqui na Câmara, cobrar de secretário da pasta e ações correlatas”.

Para ele, “a Câmara tem que estar presente nesse caso, bem como nós temos de atentar que tem categoria profissional que não tem aumento de salário há muito tempo”. Aproveitando, o vereador do PRTB cita ainda “o caso dos servidores municipais sem vínculo, esses são os mais prejudicados”.

Marcial Lima enfatiza que “a prefeitura tem preservar quem trabalha, principalmente com um salário digno, já que o seu maior patrimônio é o servidor”.

Fizeram uso da palavra defendendo o piso salarial de suas categorias a professora Esilabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação, quando falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores, e a luta por defesa do salário do magistério.

Também marcou presença o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Douglas Cunha, que discorreu acerca das batalhas enfrentadas para que a classe receba o piso a que tem direito, “o que é uma grande luta”. Outro que falou em nome da categoria foi o jornalista Djalma Rodrigues, que, entre seus comentários, afirmou só conhecer dois órgãos públicos que pagam piso para profissionais de comunicação, que são o Tribunal de Justiça e i Ministério Público.

No painel ainda estiveram presentes o presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação do Maranhão, Flávio Chocolate; o presidente do Sindicato dos Radialistas, Jota Kerly, a diretora do Sindicato dos Bancários Gerlane Pimente, representando o presidente da entidade; Senhor Índio, presidente do Sindleg e vice-presidente da ASSISMU, e o diretor do Sindicato dos Radialistas, José Santos.

Ao final do painel foi realizada uma reunião entre os presentes para elaborar um documento sobre o que foi debatido, bem como a abordagem das reivindicações apresentadas, entre outros assuntos. O documento será divulgado na próxima semana e encaminhado a quem for necessário dentro dos órgãos públicos a serem escolhidos.

Sem comentário para "Piso salarial no serviço público é debatido em painel na Câmara Municipal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS