Comunidade da Liberdade festeja o primeiro centenário do bairro

1comentário

Comemoração terá, ainda, blocos afro, bloco tradicional, tambor de crioula, boi de zabumba e shows com artistas oriundos do bairro

A comemoração do centenário da Liberdade começa hoje e prossegue por todo o fim de semana, com animação e diversidade cultural. Um culto ecumênico marcará a abertura da programação, seguido de batidas de caixa, cacuriá, maracriola, seresta, bumba boi de orquestra e outras atrações, com ênfase para a valorização da cultura maranhense.

O principal destaque da segunda noite de programação festiva será o Boi da Maioba, uma das manifestações folclóricas mais expressivas do Maranhão. O batalhão fará troar suas matracas e pandeirões à meia-noite, tornando ainda mais grandiosa a comemoração, que prossegue até domingo (27).

O palco da festa é o Viva Liberdade, caprichosamente preparado pela comunidade para receber os artistas, boa parte oriunda do próprio bairro, como Robson Garcia e Tássia Campos, e grupos culturais, a exemplo do Boi de Leonardo, um dos mais tradicionais do sotaque de zabumba no estado.

Mobilização popular

Viva Liberdade será o palco da festa em comemoração aos 100 anos do bairro (Foto: Biné Morais/O Estado)

Vereador de São Luís, líder comunitário e morador da Liberdade há mais de 40 anos, o servidor público Cézar Bombeiro destaca a mobilização popular incansável que antecedeu a celebração da data, tão significativa para o bairro, muito mais conhecido pelo alto índice de pobreza e pela violência acentuada que marcam o seu cotidiano do que pelos talentos artísticos que sempre produziu. “Com certeza, é um marco para toda a nossa comunidade poder festejar o centenário em clima de festa e, acima de tudo, valorizando a cultura do Maranhão”, salientou.

A definição do dia 25 de maio como data de fundação da Liberdade se deu por meio de pesquisas e informações de moradores, que relembram importantes dados deixados por parentes, muitos dos quais identificados pelas pesquisas. Tais informações tornaram-se referências para o projeto de lei de autoria do vereador Cézar Bombeiro, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de São Luís, oficializando a data como aniversário do bairro.

Programação

Sexta-feira (25/05)

18h – Culto ecumênico

19h – Caixa de Dona Rosa

19h30 – Cacuriá Assacana

20h20 – Maracriola de Nelsinho

21h – Seresta com Som Costa

22h – Boi Novinho Branco

23h – Mano Tropical

00h – Tássia Campos

01h – Moisés Dias

Sábado (26/05)

15h – Bloco afro Aiyéyé Maylô

16h – Bloco tradicional Os Guerreiros

17h – Bloco afro Akomabu

19h – Tambor de Crioula Leonardo

20h – Tássia Campos

21h – Moisés Dias

22h – Robson Garcia

23h – Boi de Leonardo

00h – Boi da Maioba

Domingo (27/05)

14h – Sambacana

15h – Negro Jó

16h – Bloco afro Abanjá

17h – André Ramos

18h – Discotecagem Reggae

1 comentário para "Comunidade da Liberdade festeja o primeiro centenário do bairro"


  1. Carvalho

    É indiscutível a vocação do bairro pelas manifestações culturais e populares de nosso estado, justamente por isso nota-se o apelo condicional da classe política em torno de um apoio a essas manifestações como se eles fossem seus grandes fomentadores. Há em torno desse centenário uma “briguinha” política que nasce da incompetência e incapacidade das chamadas lideranças do bairro,sempre atreladas aos grupelhos políticos e aproveitadores de plantão. Neste momento a praça “Mario Andreazza” é só festa, mera cortina de fumaça com objetivo de esconder o abandono pelo qual é “condenado” o nosso querido e sofrido bairro da Liberdade. Da juventude entregue nas mãos do tráfico que chega a “impor as suas leis” aos velhos desassistidos por políticas públicas; no prédio onde nasceu o bairro “opera” uma escola municipal caindo aos pedaços; onde era o antigo posto de saúde do bairro,funciona ou “não funciona” uma associação inútil e das praças esportivas, uma é dos traficantes e a outra foi destruída inexplicavelmente pela prefeitura e agora está nas mãos dos “usuários” (viciados), verdadeiro “tapa na cara” do cidadão. A Liberdade pede Socorro, seus cidadãos e suas histórias centenárias só tem motivo pra festejar por causa da sua própria coragem de lutar pelo dia-a-dia no peito e na raça, independente do poder público e daqueles que tentam “crescer” a custa do seu suor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS