Que país é este?! Mesmo réu no Supremo por peculato e dispensa ilegal de licitação, Weverton é o 2º melhor deputado federal do Brasil

2comentários
Weverton é apontado como segundo melhor deputado federal do Brasil, mesmo com passado nada abonador

Chega a soar como piada de mau gosto, mas é a mais pura verdade. O deputado federal maranhense Weverton (ex-Rocha), membro do PDT e líder da minoria na Câmara, foi considerado o segundo melhor deputado federal do Brasil, de acordo com um ranking elaborado por um tal Laboratório de Estudos Político-Sociais (Labep), lançado neste mês de junho, ao que tudo indica, sob encomenda.

O bom conceito poderia ter sido atribuído a outro parlamentar, menos a Weverton, que exibe extensa folha corrida, com processos em diferentes instâncias judiciais, desde os tempos de líder estudantil. Em razão das ações judiciais que coleciona, o pedetista não é exemplo de virtude para nenhum homem público.

No Supremo Tribunal Federal (STF), mais alta corte judiciária do país, Weverton é réu em um processo por peculato e dispensa ilegal de licitação. A ação refere-se aos atos de improbidade investigados e constatados pelo Ministério Público do Maranhão no rumoroso episódio que ficou conhecido como “caso Costa Rodrigues”, ocorrido há exatos 10 anos.

Fatos

De acordo com a denúncia oferecida pelo MPMA, referente a uma contratação realizada em 2008, Weverton, à época secretário de Estado de Esporte e Juventude, teria incorrido em ilícitos relativos à contratação de uma empresa para a realização de obras emergenciais no ginásio esportivo Costa Rodrigues, em São Luís (MA), e também na posterior celebração de termo aditivo para reforma e ampliação das instalações. Ainda segundo a acusação, o proprietário da empresa contratada teria, com a colaboração do então secretário, desviados valores auferidos pelo contrato em benefício próprio, configurando o crime de peculato.

Segundo a defesa do parlamentar, a contratação foi realizada com base em decreto do governador declarando situação de emergência em relação ao ginásio, o que justificaria a dispensa de licitação. Depois de iniciadas as obras, foram constatados danos na estrutura do ginásio, demonstrando a necessidade de sua demolição e reconstrução, razão pela qual teria sido assinado o termo aditivo. Quanto ao crime de peculato, o parlamentar levantou questão preliminar de cerceamento de defesa, pois o MP-MA teria elaborado a acusação com base em quebra de sigilo bancário do proprietário da empresa, mas não disponibilizado os dados para exame do acusado.

Voltando ao ranking que posiciona o parlamentar com segundo melhor deputado do Brasil, o Labep levou em conta o engajamento do parlamentar a projetos de interesse da sociedade como reforma trabalhista, terceirização, pensão por morte e invalidez e teto dos gastos públicos, este último tema tratado por Weverton de forma nada republicana quando secretário estadual.

Será que tal reconhecimento dará ao deputado o salvo-conduto que ele tanto precisa para credenciar-se na acirrada disputa ao Senado?

2 comentários para "Que país é este?! Mesmo réu no Supremo por peculato e dispensa ilegal de licitação, Weverton é o 2º melhor deputado federal do Brasil"


  1. Diney

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    palhaçada
    mesmo oh

  2. luiza

    Rpz cada qual tem seu jeito de emitir sua opinião e na minha o weverton é uma frte candidato a chegar ao senado e espero que quando ele chegar la faça bem mais pelo nosso estado dos que ja passaram por la.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS