Em São Luís, empresários se reúnem com Ciro Gomes

0comentário

O pré-candidato à Presidência da República apresentou propostas e respondeu a perguntas da classe produtiva em encontro organizado por entidades de classe

Ciiro Gomed com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e líderes do setor comercial locsal

Em mais uma edição do encontro com presidenciáveis, empresários maranhenses se reuniram na segunda-feira, 16, com o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes. O encontro, promovido pelas entidades Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), ocorreu no Grand São Luís Hotel, no Centro histórico de São Luís, para cerca de 200 pessoas. O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, também prestigiou o evento.

Natural do Ceará, Ciro Gomes contextualizou historicamente a crise atravessada pelo Brasil e disse que, tecnicamente, o país tem condições de mudar, porém, politicamente, é um desafio. Ele afirmou aos empresários que o Brasil está impedido de crescer e enumerou alguns entraves que precisam ser superados, entre eles, a desvalorização do câmbio e as altas taxas de juros, o atraso em relação à produtividade e tecnologia, além de defender uma reforma fiscal. “O Brasil tem um problema estrutural. Tínhamos um velho modelo, que era um modelo exitoso, mas esse modelo exauriu-se, e é preciso construir no lugar dele um projeto de desenvolvimento para o país, com começo, meio e fim”.

Ciro Gomes ainda respondeu a perguntas dos empresários sobre temas como infraestrutura, retomada do setor industrial, reforma trabalhista e fez alguns apontamentos, por exemplo, em relação à logística, defendendo a utilização de ferrovias e cabotagem para dividir o transporte de cargas no país. “Hoje, 70% da carga brasileira é transportada pelo modal rodoviário”. O pré-candidato citou ainda que o Brasil tem grandes reservas de petróleo, mas ainda compra diesel e gasolina do exterior. “Cadê as refinarias Premium do Ceará e do Maranhão?”, criticou.

EMPRESÁRIOS

Ciro Gomes ainda respondeu a perguntas dos empresários sobre temas como infraestrutura, retomada do setor industrial, reforma trabalhista e fez alguns apontamentos, por exemplo, em relação à logística, defendendo a utilização de ferrovias e cabotagem para dividir o transporte de cargas no país

O vice-presidente da FIEMA, Cláudio Azevedo, destacou que não existe nação rica com uma indústria pobre e destacou a importância de conhecer as propostas do pré-candidato para o Maranhão, que é um estado pobre, que precisa de emprego, assim como o plano de governo, caso eleito, para a retomada do crescimento do setor industrial. “Nós estamos aqui para ouvir e ao mesmo tempo para indagar e firmar compromisso com ele, saber dele como pretende ajudar o Maranhão a melhorar seus índices econômicos e sociais”.

Fernando Duailibe, vice-presidente para Assuntos de Economia e Finanças da ACM, ressaltou a oportunidade que a classe empresarial tem ao poder ouvir de perto as ideias dos pré-candidatos à Presidência da República. “Receber o pré-candidato Ciro Gomes em São Luís é criar um canal de diálogo entre ele e os empresários. Mesmo sendo uma entidade de classe apartidária, a ACM tem cumprido sua missão de representação da classe empresarial na esfera pública. Temos certeza que este momento é de grande importância na hora de definir quem iremos escolher para governar nosso país”, destacou.

O vice-presidente da Fecomércio-MA, Antônio de Sousa Freitas, destacou a importância de realizar encontros empresariais com pré-candidatos à presidência da República. “Esse é o sexto encontro empresarial realizado pelas entidades empresariais, que vêm buscando trabalharem juntas para ampliar a representatividade da classe no estado. Esse espaço possibilita que o empresário conheça as propostas de gestão dos pré-candidatos que atendam as demandas do setor produtivo”, explicou.

Além de Ciro Gomes, as entidades empresariais já ouviram, em São Luís, os pré-candidatos Rodrigo Maia, Aldo Rebelo, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e João Amoêdo.

SOBRE CIRO GOMES – Ciro Gomes é advogado e professor universitário. O pré-candidato pelo PDT, na vida pública já ocupou diversos cargos: prefeito de Sobral e de Fortaleza, deputado estadual por duas legislaturas, governador do Ceará, estado que também governou entre 1991 a 1994 e secretário de Saúde (na gestão do irmão Cid Gomes), deputado federal e ministro da Fazenda (governo Itamar Franco) e da Integração Nacional (no primeiro governo de Lula). Esta é a segunda vez que disputa a Presidência da República. A primeira foi em 2002, quando ficou em terceiro lugar na disputa.

Sem comentário para "Em São Luís, empresários se reúnem com Ciro Gomes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS