Após pedido de desfiliação de juíza que tornou Flávio Dino inelegível, Associação dos Magistrados do Maranhão emite nota

0comentário

Documento divulgado pela entidade em repúdio a ataques foi redigido em tom moderado e não faz uma única menção a Flávio Dino

Juíza Anelise Nogueira Reginato pediu desfiliação da AMMA, que só então emitiu nota

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) finalmente decidiu se manifestar sobre os ataques covardes sofridos pela juíza Anelise Nogueira Reginato, da 8ª Zona Eleitoral, em Coroatá, que no último dia 6 proferiu decisão que cassou o prefeito e o vice do município e tornou inelegíveis por oito anos o governador Flávio Dino (PCdoB) e Márcio Jerry, seu homem de confiança, por abuso de poder econômico, político e administrativo na campanha eleitoral de 2016. Mas o tom adotado pela entidade que representa os juízes maranhenses nem de longe está à altura da gravidade dos danos causados à magistrada, que vem sendo insultada e teve sua vida pessoal invadida por indivíduos inconformados com a decisão que ela tomou.

A nota da AMMA, em nenhum momento, faz referência direta a Flávio Dino, que, transtornado e desprovido de equilíbrio, após a divulgação da decisão, chamou a sentença condenatória de factoide e afirmou que a mesma não produziria efeito prático algum sobre sua candidatura à reeleição. O comunista chegou a insinuar que a juíza assumiu postura partidária ao condená-lo.

Em vez de rebater com ênfase as acusações do governador, rechaçadas com a devida veemência pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), a AMMA se posicionou com estranha moderação, sem ao menos citar o teor da decisão, que decretou a inelegibilidade de Flávio Dino, fato já amplamente divulgado, inclusive pela imprensa nacional.

Detalhe: a entidade que representa a magistratura estadual do Maranhão só saiu em defesa da juíza depois que a mesma formulou pedido de desfiliação do seu quadro de associados, como se tivesse sido forçada a evitar que a omissão fosse ainda mais escancarada.

A AMMA informa que uma das primeiras medidas adotadas pela entidade foi contatar a diretora financeira da entidade, juíza Andrea Perlmutter Lago, para acompanhar a juíza Anelise à Delegacia de Combate a Crimes Tecnológicos, a fim de que fosse registrado Boletim de Ocorrência sobre postagem indevida, em sua página do Facebook, datada do ano de 2012.

Quanto às declarações de Flávio Dino, a nota não faz sequer uma única menção, dando a entender que a entidade prefere evitar o confronto com o comunista:

Segue a nota, na íntegra:

NOTA PÚBLICA

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) repudia as manifestações agressivas e desrespeitosas que vêm sendo desferidas contra a juíza Anelise Reginato, da Comarca de Coroatá, em face de decisão judicial prolatada em processo que tramita na Justiça Eleitoral.

A AMMA esclarece que desde a manhã desta quinta-feira (9), quando tiveram início os ataques à magistrada, em blogs e veículos de imprensa, o presidente Angelo Santos entrou imediatamente em contato com a juíza Anelise, manifestando o total apoio da Diretoria Executiva, colocando toda a estrutura da associação à disposição da magistrada para as providências que fossem necessárias.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente da AMMA foi contatar a diretora financeira da entidade, juíza Andrea Perlmutter Lago, para acompanhar a juíza Anelise à Delegacia de Combate a Crimes Tecnológicos, a fim de que fosse registrado Boletim de Ocorrência sobre postagem indevida, em sua página do Facebook, datada do ano de 2012.

A Diretoria Executiva da AMMA também entrou em contato com os diretores da entidade que integram a Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, para que acompanhem todas as investigações acerca dos ataques sofridos pela juíza Anelise Reginato.

A AMMA reitera o seu repúdio às agressões à juíza Anelise e esclarece que a função de julgar é árdua e, para tanto, é necessário preservar incondicionalmente a independência da magistrada que, independentemente de interesses políticos e disputas eleitorais, cumpre a sua missão constitucional de dizer o direito, observando os limites do processo legal.

A Associação dos Magistrados esclarece, ainda, que adotará todas as medidas jurídicas cabíveis no sentido de responsabilizar aqueles que achacam a juíza Anelise Reginato.

São Luís, 10 de agosto de 2018

Juiz Angelo Santos

Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão

Sem comentário para "Após pedido de desfiliação de juíza que tornou Flávio Dino inelegível, Associação dos Magistrados do Maranhão emite nota"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS