Saúde: Caxias alcança números expressivos de imunização em Campanha de Vacinação Antirrábica

0comentário
De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, Maryanne Morais, a população abraçou a Campanha e foi parceira dos agentes de endemias

O “Dia D” de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, realizado em Caxias no último sábado (10), elevou os índices positivos da Campanha no município graças à adesão de muitos donos de animais que aproveitaram o dia de folga para levarem seus animais de estimação às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Agentes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) trabalharam em forma de plantão das 8h às 17h. Além dos postos de saúde, a escola Jacira Vila Nova, no bairro Itapecuruzinho, e a creche do residencial Vila Paraíso serviram como pontos de apoio.

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, Maryanne Morais, a população abraçou a Campanha e foi parceira dos agentes de endemias.

“É normal a gente encontrar resistência por parte de alguns donos. A Raiva é uma doença mortal, não tem cura. A imunização é a melhor forma de prevenção, então é importante que a população se conscientize, porque o poder público está fazendo sua parte junto à Secretária de Saúde e UVZ”, destacou Maryanne Morais.

A metodologia inicial da Campanha foi por mutirão de vacinação com equipes volantes passando em todos os domicílios das zonas urbana e rural de Caxias. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é que sejam imunizados pelo menos 80% dos animais, sendo baseada pela quantidade em 2017, que foi de 45.500 animais vacinados no município.

Na zona rural, as ações tiveram início dia 24/09, com término dia 24/10, onde foram vacinados 18.756 animais. Já na zona urbana, as ações foram iniciadas no dia 08/10 e terminaram dia 08/11, onde, até o dia 05/11, foram vacinados 20.717 animais.

De acordo com o somatório das zonas urbana (até dia 05/11) e rural (com término em 24/10), foram vacinados 39.473, correspondendo a 86,75% da meta. Vale ressaltar que a quantidade precisa de animais vacinados só será fechada oficialmente nesta terça-feira (12).

Quem perdeu o prazo de vacinação, encontra as doses da vacina durante todo ano no setor clínico veterinário dos postos de saúde. A Raiva pode ser transmitida ao ser humano pelo animal infectado através de mordidas, arranhaduras e lambeduras.

Sem comentário para "Saúde: Caxias alcança números expressivos de imunização em Campanha de Vacinação Antirrábica"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS