Prefeitura de Caxias chega a 2019 com funcionalismo público e fornecedores em dia e grandes obras em execução

0comentário

“Chegamos ao final de mais um ano cheio de desafios, muito trabalho e muitas conquistas. Em 2018, nossa Caxias ganhou mais obras estruturantes, mais serviços públicos, de melhor qualidade, foram colocados à disposição da nossa população. Nossa educação teve muitos avanços e a saúde encontra-se em evolução constante. Há muito tempo a Prefeitura de Caxias não realizava tantas obras com recursos próprios, mostrando que o saneamento das contas municipais foi bem-sucedido e está trazendo ótimos resultados. Para 2019, vamos precisar do apoio da nossa população novamente para realizar o nosso sonho de fazer de Caxias a cidade que a gente quer”, enfatiza Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A mensagem do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, está permeada por grandes realizações durante o ano de 2018 em diferentes áreas do município: Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Infraestrutura, Agricultura, Limpeza Pública, Transporte, Segurança, Administração e Finanças, Trabalho, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Defesa Civil, Assistência Social, dentre outras.

Na Cultura, a “Princesa do Sertão” conheceu o incentivo a diferentes manifestações culturais, desde o Reisado, passando pelo Carnaval que a gente quer, Cidade Sacra, na Semana Santa, e o São João que a gente quer, valorizando as quadrilhas caipiras e estilizadas, bumba bois e as atrações musicais.

A cidade festejou os 195 anos de Adesão à Independência do Brasil com muita emoção e grandes nomes da música, a exemplo de Bell Marques, e prestigiou as crianças com festas e atrações na Feirinha da Gente, Parque Balneário Veneza e outros espaços, fechando com chave de ouro promovendo o Natal Iluminado 2018, que transformou Caxias na “Gramado do Nordeste”, recebendo turistas de diferentes partes do país que vieram prestigiar atrações como: Padre Juarez de Castro, Cassiane e Banda Rosa de Saron, além de assistir os espetáculos teatrais e apresentações de orquestras sinfônicas, filarmônicas, dentre outras. Todas essas ações fizeram a economia girar em toda cidade, dando prosperidade ao comércio.

Na educação, as crianças aprendem com mais dedicação, graças ao incentivo às atividades escolares mais interativas, com a realização de encontros pedagógicos e da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), como também o conhecimento sobre a história da cidade com as atividades em sala de aula que culminaram em grandes declarações de amor ao Município durante a Semana da Pátria, quando diversas homenagens foram realizadas exaltando as riquezas de Caxias e seus nomes ilustres.

A educação, além de festejar os bons resultados do IDEB em diversas escolas, fechou o ano colocando em prática o programa Busca Ativa Escolar. Educadores foram às residências das famílias em busca de crianças que, por algum motivo, haviam deixado de estudar.

A Saúde também comemora grandes conquistas em 2018 com a intensificação dos trabalhos da Planificação, que modificou os processos de trabalho dentro da Atenção Primária e Especializada. Foram realizadas diversas tutorias, capacitações e treinamentos visando a melhoria do atendimento da população.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA\SAE), a Rede de Atenção Psicossocial, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ), dentre outros serviços, realizaram campanhas importantes, prevenindo a população contra doenças oportunistas. O Município adquiriu veículos novos para ajudar na logística da assistência à saúde dos caxienses.

Caxias se consolida ainda mais como referência na saúde, pois se tornou um dos lugares mais seguros para se nascer. Os índices de mortalidade chegaram a cair para zero em alguns meses, fazendo com que o município cumprisse os diversos protocolos da área da saúde no Brasil e se destacasse no cenário nacional pelos ótimos índices conseguidos na assistência às futuras mamães.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres também promoveu a saúde e a qualidade de vida de meninas e mulheres no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), no Programa Mulheres em Movimento (PMM), no Centro de Artesanato, durante a Campanha Outubro Rosa e em tantas outras ações correlatas que transformaram o dia a dia das mulheres.

No esporte, o incentivo às práticas esportivas. Os Jogos Escolares, a recepção de grandes competições, como a Etapa Regional do Campeonato Maranhense de Beach Soccer e o IV Intermed Nordeste, são exemplos de eventos esportivos apoiados pela gestão municipal.

Na Infraestrutura, Caxias ganhou o Complexo Turístico Balaiada formado pela Praça Duque de Caxias, Memorial da Balaiada e Mirante da Balaiada, locais que se transformaram em pontos de visitação constante da população. Mas o Município continua tocando grandes obras, a exemplo do Shopping da Gente, o Complexo Hospitalar, o Centro Integrado do Esporte e a reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. Foram mais de 80 escolas da rede municipal de educação reformadas, construídas e revitalizadas, além de prédios que abrigam órgãos públicos.

Asfalto e calçamento foram realidades que passaram a existir em muitas ruas da cidade, dando uma cara nova a locais que estavam intrafegáveis. A Vila São José está ganhando sua primeira pavimentação e diversas ruas da cidade estão recebendo os reparos devidos.

A abertura de novas estradas, construção de pontes, construção do espaço Kids na Veneza, reforma de praças, quadras poliesportivas e de tantas outras ações estão ajudando a transformar Caxias na cidade que a gente quer. Não apenas a cidade, mas a zona rural recebeu um olhar especial, com equipamentos públicos e água de qualidade, que chegaram a centenas de famílias.

Sistemas de Abastecimento de Água foram implantados em comunidades que deixaram para trás a lata d’água na cabeça e passaram a ter água encanada em casa. Enquanto isso, na zona urbana, o SAAE realizou a modernização de seus serviços.

Além dessas ações, mais caxienses foram formalizados na Sala do Empreendedor. Na Secretaria do Trabalho, os encaminhamentos também têm aumentado e as oportunidades de trabalho têm crescido com a abertura de novas empresas que apostam no comércio caxiense.

O ano termina com saldo positivo: os salários do funcionalismo e dos aposentados são pagos antes do dia 20 de cada mês e os fornecedores celebram o saneamento das contas públicas, tornando o município um dos mais sólidos do Nordeste.

Outras áreas, como o incentivo à agricultura familiar e a Assistência Social do Município, transformam a vida de crianças, jovens e idosos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centros de Convivência de Idosos (CCIS), Centros da Juventude (CJ), dentre outros equipamentos. O meio ambiente também é destaque com ações de prevenção junto à comunidade, evitando agressão à fauna e flora caxiense.

Caxias inova a cada dia, atraindo pessoas e oferecendo o carinho de um povo acolhedor. Uma cidade que se transforma, acompanhando o que pensa o mundo contemporâneo e contribuindo com o crescimento do Estado do Maranhão.

Sem comentário para "Prefeitura de Caxias chega a 2019 com funcionalismo público e fornecedores em dia e grandes obras em execução"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS