Fábio Gentil discute com presidente da Emap projeto de instalação de porto seco em Caxias

0comentário
Fábio Gentil foi recebido por Ted Lago (ao centro) para discutir projeto do porto seco em Caxias

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, 16 de janeiro, com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, que gerencia o Porto do Itaqui, em São Luís. Na pauta da reunião, a implantação do porto seco em Caxias, um projeto ousado, de iniciativa da gestão de Fábio Gentil, que gerará centenas de empregos e colocará o município na rota do desenvolvimento mundial.

Entenda o que é porto seco:

Porto seco ou estação aduaneira interior (Eadi) é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea e/ou até aérea, sendo um depósito alfandegado localizado na zona secundária (fora do porto organizado), geralmente no interior. Recebe as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Dessa forma, o porto seco armazena a mercadoria do importador pelo período que este desejar, em regime de suspensão de impostos, podendo fazer a nacionalização fracionada.

Na reunião, o presidente da Emap mostrou-se muito interessado em contribuir para a elaboração do projeto que implantará o porto seco na cidade de Caxias.

O prefeito de Caxias conheceu o sistema de operações portuárias

Uma próxima reunião já ficou agendada junto ao prefeito e sua equipe da Secretaria de Planejamento com Ted Lago e parte de sua equipe para o inicio do projeto do porto seco.

“Esse será o primeiro passo. O projeto precisa ainda após ser concluído, analisado pela Receita Federal e outros órgãos federais e estaduais, para, em seguida, tomar forma física. Mas como se trata de um projeto que, além de gerar muito emprego, trará recursos e investimentos, não só para Caxias, mas para toda o Maranhão, acreditamos que não enfrentaremos muitas dificuldades”, destacou o prefeito Fábio Gentil.

Sem comentário para "Fábio Gentil discute com presidente da Emap projeto de instalação de porto seco em Caxias"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS