É fake: notícia sobre a morte de José Sarney foi inventada

0comentário

A Fake News circulou em diversos grupos de WhatsApp na manhã desta terça-feira (12/2)

Do site Metrópoles

Circulou na manhã desta terça-feira (12/2) uma Fake News sobre a morte do ex-presidente do Brasil José Sarney. O link circulou no WhatsApp e remetia a páginas de conhecidos veículos brasileiros. No entanto, ao clicar nele a pessoa era direcionada para uma outra publicação.

Nessa segunda-feira (11/2), internautas da rede usaram o layout do Metrópoles para divulgar Fake News sobre o jornalista recém-falecido Ricardo Boechat. A divulgação de falsas notícias se torna cada vez mais comum nas redes sociais, tanto que o próprio Facebook precisou alterar as regras de publicação para evitar esse tipo de crime.

Listas falsas

A circulação de notícias falsas atingiu também a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, onde uma barragem se rompeu e deixou ao menos 165 mortos. A circulação de listas de vítimas e notícias falsas confundiu as famílias que aguardavam informações sobre os atingidos pela tragédia na cidade mineira.

Na legislação brasileira, a pena pela criação de notícias falsas varia de 2 a 4 anos de prisão, além do pagamento de multa. Aqueles que forem contratados para divulgar mentiras podem cumprir de 6 meses a 1 ano de cadeira e também ficam sujeitos à multa.

Sem comentário para "É fake: notícia sobre a morte de José Sarney foi inventada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS