Eleições da UFMA ocorrerão em junho; saiba quem são os principais candidatos

3comentários
Cidade Universitária, campus da UFMA em São Luís, no bairro Bacanga

Para além das discussões sobre a indicação da administração universitária pelo governo Bolsonaro, a corrida eleitoral na UFMA segue avançando. O tititi entre os corredores, as indiretas nos eventos, a tensão pré-eleição acontece quase como um clichê, repetindo processos anteriores. Entretanto, há algumas diferenças peculiares no processo eleitoral presente. Uma delas é que os ares indicam que a atual gestora da instituição, Professora Doutora Nair Portela, primeira mulher a assumir o cargo, não deverá pleiteá-lo novamente. Partindo de uma cisão com diversos pró-reitores e inclusive o vice-reitor, professor-doutor Fernando Carvalho, boas e más línguas comentam que a gestão realmente fracassou.

Professor-doutor Marcos Fábio é um dos nomes na disputa

Outra novidade é o “levante do sul”, protagonizado por um fortíssimo candidato, do curso de Jornalismo em Imperatriz. O professor-doutor Marcos Fábio tem sido conclamado por diversos campis do continente como um grito de socorro: “nós existimos, tá?”. E não é para tanto. O próprio campus de Balsas, com obras iniciadas em 2014, e previsão de conclusão em 2016, não foi sequer entregue. O candidato a vice-reitor é doutor em linguística, pós-doutor em comunicação e ex-diretor do Campus de Imperatriz.

Professor-Wenner Teixeira também disputará a eleição de reitor da UFMA

Em São Luís, como de praxe o Centro de Ciências Exatas sempre lança seu (s) candidato (s). A novidade é que provavelmente o ex-vice-reitor professor-doutor Antônio Oliveira, terá outros planos para 2019, deixando a vaga para o forte concorrente professor-doutor Wenner Teixeira dos Santos, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade. Wenner é conhecido no meio acadêmico por ser um quadro técnico e gerente de projetos. Sua proposta baseia-se na construção de uma universidade sustentável, ideia nova e bem aceita até então.

Professor Allan Kardec também pode lançar deu nome para apreciação da comunidade universitária

O mesmo curso poderá lançar também o atual pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA, Professor Allan Kardec. Com vasta experiência em gestão, tem tido uma ótima atuação frente à pró-reitoria, sendo a aposta para a vice-reitoria, por diversos setores da Universidade. O docente já foi secretário de educação, diretor da ANP, e atualmente é pró-reitor da PPPGI UFMA. Sua formação abrange doutorados internacionais em sua área.

O ex-reitor Natalino Salgado articula candidatura para voltar ao cargo

A Apruma parece esquecida no tempo. Para além de sua atuação revolucionária, anteriormente seus grandes movimentos universitários conclamavam um candidato da associação sindical com antecedência, no entanto, há dois meses da eleição, não se houve sequer um barulho socialista.

Para o cargo de reitor, poucos nomes ventilaram discursos, talvez por conta dos indícios de candidatura do Professor Doutor Natalino Salgado Filho, do Departamento de Medicina da UFMA. Indelével por natureza, o ex-reitor acompanhou um movimento que percorreu oito campis da instituição. O famoso Pacto pela UFMA. A proposta era basicamente extrair informações sobre as principais problemáticas dos campis com intuito de obter um programa a ser apresentado aos candidatos a reitor e vice-reitor da universidade.

3 comentários para "Eleições da UFMA ocorrerão em junho; saiba quem são os principais candidatos"


  1. José Eduardo Batista

    Acho que a disputa a consulta ao cargo de Reitor e Vice-Reitor, será bem concorrida, visto que, temos representante de todas as áreas e inclusive do Continente. Para Vice-Reitor também estou concorrendo como representante de áreas da saúde e todas as áreas. Depois de 40 anos dedicado ao ensino e em alguns momentos a gestão administrativa como Chefe de Departamento, resolvi aceitar o desafio.
    Prof. José Eduardo Batista
    Prof. de Microbiologia
    Chefe do Departamento de Patologia

  2. Fernandes

    Sem a menor dúvida, o melhor e mais experiente candidato a Vice-Reitor; querido por todos, agregador, inteligente e sempre dedicado ao ofício de ensinar.

  3. Fernando

    Acerca do comentário acima, das 11:44, trata-se do melhor candidato a Vice-Reitor: querido por todos, competente e exímio professor. A Universidade merece.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS