Governo iniciará recuperação da MA-034, em Caxias, a pedido do deputado Zé Gentil

1comentário

De volta à Assembleia Legislativa após 18 anos, parlamentar fez um breve retrospecto dos seus primeiros 40 dias de mandato

Deputado Zé Gentil comemora aprovação do projeto de lei e defende união em prol dos interesses do povo de Caxias

Uma das reivindicações apresentadas pelo deputado estadual Zé Gentil (PRB) ao Governo do Estado nos primeiros 40 dias de mandato será atendida imediatamente. Em reconhecimento à necessidade da obra, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) iniciará, nos próximos dias, a recuperação do trecho da MA-034, na sede do povoado Baú, com duplicação do trecho da BR-316 até a entrada do Parque Balneário Veneza, em Caxias. A intervenção tornará mais ágil o fluxo de tráfego e reduzirá o risco de acidentes no acesso ao importante pólo turístico da Região dos Cocais.

Zé Gentil e o colega deputado Adelmo Soares aproveitaram a presença do vice-governador Carlos Brandão à inauguração de um trecho rodoviário em Parnarama, em 11 de fevereiro, para reivindicar a obra em Caxias. Pouco mais de um mês depois, veio a resposta positiva. “O construtor me telefonou para informar que já deslocou equipes para a área para começar a recuperação”, afirmou, acrescentando que estará no Balneário Veneza neste fim de semana para conferir in loco a execução do serviço.

Retorno à política

Ao relembrar a razão que o levou a disputar novamente a eleição de deputado estadual, após 18 anos fora do parlamento, Zé Gentil explicou que foi a forma que encontrou de ajudar o filho, Fábio Gentil, atual prefeito de Caxias. “Eu vi a necessidade que o Fábio tinha de ter um representante em São Luís, pois era complicado administrar a cidade e viajar à capital do estado e a Brasília em busca de recursos. Após muitas conversas com ele, resolvi tentar voltar e colocar meu nome novamente à disposição do povo”, recordou.

A resposta das urnas não poderia ter sido mais positiva. Zé Gentil foi muito bem votado. Só em Caxias, obteve quase 32 mil votos, de um total de 62.364, a quarta maior votação entre os eleitos. “Nenhum outro candidato a deputado estadual, em toda a história, conquistou votação tão expressiva em Caxias”, diz, orgulhoso, relembrando que em seus dois primeiros mandatos de deputado estadual também fora o mais votado na cidade, até então.

Consagrado nas urnas, o experiente político diz que tem procurado, desde que tomou posse, cumprir todas as suas obrigações como parlamentar, sempre com a missão primordial de ajudar o povo caxiense. “Em Caxias, todos os que me conhecem sabem que não minto, que costumo expor a verdade das minhas atitudes”, ressaltou. Zé Gentil admite que tem mantido boa relação com a deputada Cleide Coutinho e com o deputado Adelmo Soares, também representantes de Caxias. “Estamos unidos no parlamento em benefício do povo de Caxias. O futuro político se resolve na ocasião, daqui a um ano e meio, dois anos, agora não. “Vamos esquecer as disputas políticas neste momento, pois o povo de Caxias aguarda, com as melhores expectativas, o resultado do nosso trabalho”, defendeu.

Zé Gentil fez questão de destacar a boa relação com todos os demais parlamentares e a atenção que vem recebendo do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, que já era seu amigo e, segundo ele, tornou-se mais ainda depois que ele assumiu o mandato.

Projeto aprovado

Em menos de um mês de mandato, Zé Gentil conseguiu aprovar um projeto de lei que, uma vez sancionado, será de grande relevância para os maranhenses. Trata-de do RG+, assinado em conjunto com o deputado Duarte Jr. (ambos apresentaram propostas semelhantes no mesmo dia), que prevê a inclusão, na carteira de identidade, de informações de outros documentos e condições de saúde especiais do titular, além da tipagem sanguínea.

Zé Gentil lembra que teve a ideia antes mesmo de ser candidato e que chegou a sugerir a um vereador caxiense que apresentasse uma indicação com o mesmo teor.

Porto seco

O deputado destacou, ainda, o projeto que prevê a instalação de um porto seco em Caxias e diz que considera o projeto viável. A fim de aprofundar as discussões sobre o empreendimento, ele se reuniu com o vice-governador Carlos Brandão, nessa quarta-feira (13), ocasião em que agendaram uma viagem a São Paulo, na próxima semana, para participar, junto com o prefeito Fábio Gentil, da 25ª edição da Intermodal South América, em São Paulo, evento no qual serão apresentadas inovações para implantação de portos secos. “O vice-governador demonstrou grande interesse na instalação do porto seco em Caxias e reafirmou o interesse durante a reunião. Senti nele essa vontade”, afirmou.

Sobre o levantamento de recursos para a instalação do empreendimento, ele considera não ser o momento, ainda, de tratar dessa questão. “Sabemos que não é fácil, mas também não é tão difícil. O projeto é caro, mas trará muitos benefícios para Caxias, como geração de emprego e renda para o povo com a atração de empresas para a região”, salientou.

Assembleia Itinerante

Zé Gentil também falou sobre a Assembleia Itinerante, outra proposta de sua autoria apresentada em plenário, com o objetivo de tornar o parlamento presente em todas as regiões do Maranhão. Ele informou que já colheu as assinaturas de 90% dos deputados e que o presidente Othelino Neto demonstrou ter acolhido a iniciativa. “Esta semana, cobrei do presidente uma posição e ele determinou que a proposta fosse colocada em em pauta até, no máximo, a próxima segunda-feira”, comemorou.

Quanto aos benefícios da Assembleia Itinerante, ele acredita que são muitos, com base na experiência que viveu em seu último mandato parlamentar, quando o projeto Governo Itinerante (criado pela então governadora Roseana Sarney) levou ações do Estado a todos os municípios. “Na época, pude ver que todas cidades tiraram proveito da iniciativa”, recorda. O deputado sugere que a Assembleia Itinerante inicie suas atividades tão logo termine o período chuvoso.

Ao comentar os futuros benefícios da Assembleia Itinerante para a Região dos Cocais, que reúne 41 municípios e têm Caxias como cidade-polo, ele crê na importância do programa como oportunidade para o povo apresentar suas reivindicações aos governantes sem precisar se deslocar a São Luís, como acontece hoje. “Em vez de viajar à capital e protestar em frente ao Palácio dos Leões, as pessoas poderiam dialogar com os representantes do governo em Caxias”, destaca.

Diálogo com o governo

O deputado disse que ainda não teve a oportunidade de conversar com o governador Flávio Dino (PCdoB), mas informou que uma reunião nesse sentido está sendo agendada. Segundo Zé Gentil, tão logo seja recebido pelo chefe do Executivo, solicitará a divisão das 15 diretorias regionais subordinadas ao governo, hoje concentradas nas mãos de um só grupo político. “Já estive conversando com a deputada Cleide Coutinho e na ocasião argumentamos que agora somos três deputados e que esses cargos devem ser repartidos. O ideal seria cinco para cada um”, defendeu.

Ainda de acordo com Zé Gentil, a aproximação com Flávio Dino será importante para sentir quais intenções ele tem para com o município de Caxias.

Emendas

Em relação às eventuais emendas parlamentares a serem destinadas pelo seu mandato, ele diz que o ideal seria torná-las impositivas, por meio de mudança na legislação. “Pela lei atual, o governo paga as emendas se quiser”, frisou. Ele questiona o modelo e diz que não entende por que ele persiste, já que até na Câmara Municipal de São Luís as emendas são impositivas.

Sobre a destinação dos recursos que, eventualmente, vier a obter do governo, por meio de emendas parlamentares, ele pretende criar, no espaço onde funcionou a União Artística de Caxias, um restaurante popular para atender o contingente expressivo de pessoas oriundas do 1º, 2º e 3º distritos do municípios que permanecem, durante a semana, na região da Trizidela, sem nenhum acolhimento, sem alimentação, sem banheiros e outras instalações. Zé Gentil prevê que nos próximos 10 ou 15 dias apresentará suas solicitações de emendas.

1 comentário para "Governo iniciará recuperação da MA-034, em Caxias, a pedido do deputado Zé Gentil"


  1. Reynaldo Aragão Pinto Filho

    Olhar um senhor como o Zé Gentil trabalhando como deputado depois de 40 anos,ter que aguentar na sua casa uma porção de pedinchões, alguns 171 nos tempos de hoje e ainda se preocupar com o filho que está a frente de uma prefeitura, acho que é uma missão divina ou castigo. Mas,saiba da minha admiração por sua raça na belíssima idade que tens atualmente.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS