Terra Zoo e Escola Dom Bosco Júnior Promovem ação educativa em Imperatriz através do aquarismo

0comentário
Equipe da Terra Zoo com alunos e professores da escola Dom Bosco Junior em Imperatriz em aula prática sobre aquarismo

A Terra Zoo em parceria com a Escola Dom Bosco Junior de Imperatriz, promoveram uma ação educativa para crianças, usando como tema o aquarismo. Através de uma palestra interativa que incluiu brincadeiras, o palestrante da Terra Zoo fez demonstração de algumas espécies de peixes e explicou como cuidar deles, falou também da necessidade da preservação dos mares e rios, assim como os riscos que o plástico representa para a vida dos peixes, tanto para os de água doce, quanto para os de água salgada. Na ocasião foi feito também um trabalho de conscientização quanto à importância de não se desperdiçar água, despertando na criança uma conscientização ambiental.

“O aquarismo traz uma série de benefícios para as crianças, potencializando o seu senso de responsabilidade, uma vez que elas passam a cuidar e serem responsáveis por uma vida”, afirma Raimundo Ewerton Junior, gerente de aquarismo da Terra Zoo. “Os peixes ornamentais são totalmente dependentes dos cuidados dos seres humanos e das crianças, diferentes por exemplo dos cães, que quando estão com fome, latem insistentemente até ganhar comida, ou do gatos que também se viram para suprir suas necessidades. Quando um gato não tem comida, ele dá um jeito, mia em busca de atenção ou vai embora a procura de água ou comida”, completa Ewerton.

Enquanto os cães latem e os gatos miam para interagirem com seus tutores, os peixes não dispõem desta alternativa. A criança tem que saber o horário certo de alimentá-lo, pois se não o fizer, o peixe não vai esboçar nenhuma atitude e nenhum movimento que mostre que ele está com fome, ele simplesmente morre. Assim, o senso de responsabilidade da criança é aguçado. Na palestra, os alunos aprendem noções sobre os tipos de alimento que os peixinhos comem, os nutrientes presentes na ração balanceada, sobre o aquário ideal e qual o tratamento adequado que um peixe de aquário precisa ter.

Criança e aquário, inúmeras possibilidades de aprendizado

O aquarismo também traz para as crianças noções de Geografia, uma vez que cada peixe é proveniente de um ecossistema diferente. Assim como noções de ecologia, química e matemática, porque a criança vai aprender a calcular o volume de água do aquário e a quantidade dos produtos necessários para manter o meio ambiente ideal para os peixes.

“O aquarismo é bastante abrangente, e envolvente justamente por isto, um aquário não é simplesmente uma caixa de vidro com um peixinho dentro. Não se trata apenas de um objeto de decoração. Quando a criança ganha um peixinho de presente, ela tem um universo de possibilidades de aprendizado para lidar”, afirma Raimundo Ewerton. Ações como esta já haviam sido realizadas com sucesso em parceria com algumas escolas de São Luís. Primeiro a Terra Zoo entra em contato com a diretoria da escola, explicando o projeto. “As escolas contatadas não apenas se empolgam com a ideia, como participam ativamente, colaborando no que for possível. Nunca aconteceu de alguma escolar não querer participar”, explica Raimundo Ewerton.

Sem comentário para "Terra Zoo e Escola Dom Bosco Júnior Promovem ação educativa em Imperatriz através do aquarismo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS