Natalino Salgado vota em São Luís e afirma: “estamos confiantes na vitória”

1comentário
Logo após votar, Natalino fez questão de conversar com os eleitores e com jornalistas, para os quais ressaltou a importância da eleição como momento democrático

Passava pouco das 9h da manhã quando o candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, chegou ao prédio da Faculdade de Medicina, na Praça Gonçalves Dias. Após cumprimentar estudantes, professores e servidores, seguiu para a seção onde votou para reitor e vice-reitor.

Natalino Salgado chegou acompanhado de um grupo de aliados, que incluía o corpo acadêmico da UFMA e pessoas que acompanharam de perto o período em que o hoje candidato exerceu o cargo de reitor, por duas vezes. Assim que terminou de votar, Natalino fez questão de conversar com os eleitores e com jornalistas, para os quais ressaltou a importância da eleição como momento democrático. “Estamos diante de um processo em que todos da Universidade podem participar, que é a escolha da próxima gestão”, disse.

O candidato também falou sobre o período de campanha. Segundo ele, a prioridade foi levar para o debate principais eixos do projeto para a Universidade no período 2019/2023. “Há uma necessidade urgente de modernizar a UFMA, bem como dar transparência aos processos e diminuir custos”.

Natalino Salgado afirmou que sua campanha foi bastante propositiva e que isso, aliado à experiência adquirida nas duas vezes em que ocupou o cargo de reitor, sensibilizou o corpo acadêmico, que reclama da deficiência da atual gestão. “Ouvimos as pessoas desde a construção de nosso projeto, o que iremos continuar a fazer se essa for a vontade da comunidade universitária”, revela.

Aceitação

Durante a votação foi possível perceber a adesão do corpo acadêmico da UFMA. A servidora Graça Tavares, por exemplo, fez questão de destacar a necessidade da retomada de uma gestão semelhante à exercida pelo próprio Natalino à frente da reitoria da Universidade Federal do Maranhão. “Estou aqui colando livros, pois, há quatro anos, não recebemos nenhum tipo de material em nossa biblioteca. Por essa e outras razões temos que ter Natalino de volta”, afirmou.

Entre os acadêmicos, a carência de infraestrutura e a necessidade de investir nos cursos de graduação pesou bastante na escolha. A estudante Rajma Winnie Cardoso, de Artes Visuais, por exemplo, levou em consideração a proposta de criação do PROQUALENS, programa que irá detectar e corrigir deficiências estruturais e nos cursos. “É necessário melhorar muito. Mas essa mudança começa com a escolha do candidato mais adequado com a atual realidade da UFMA e com as necessidades. Por isso escolhi Natalino”, disse.

Caso semelhante é o da acadêmica de Educação Física Letícia Cristina. “O candidato apresenta propostas plausíveis para a Universidade, como um todo, e para o nosso curso, em particular”, revelou.

Votação

Após votar, Natalino Salgado seguiu para o campus do Bacanga, onde acompanhou os votos dos candidatos a vice-reitor aliados, Walter Nunes, Wener Santos e José Eduardo Batista. O quarto aliado, Marcos Fábio Matos, votou em Imperatriz.

A eleição segue até às 21h nos campi de São Luís, Pinheiro, Bacabal, Codó, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Balsas e Imperatriz. Logo em seguida será iniciada a apuração dos votos.

1 comentário para "Natalino Salgado vota em São Luís e afirma: “estamos confiantes na vitória”"


  1. Reynaldo Aragão Pinto Filho

    Uma grande vitoria do mundo acadêmico e do prof.Natalino que em tempos passado trouxe a universidade para um patamar de excelência.Hoje, espero que o mestre recoloque e recupere a universidade que anda meio largada e suja.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS