Em Caxias, a zona rural vem recebendo atenção especial da prefeitura

0comentário
O prefeito Fabio Gentil e Prof. Chiquinho tomando café da manhã preparado por D. Valda do povoado Usina Velha, na zona rural de Caxias

Em muitas cidades do interior do Maranhão, é comum a população da zona rural reclamar que o prefeito desaparece depois das eleições. Em Caxias tem sido diferente, a cada domingo o prefeito Fabio Gentil visita um ou dois povoados, sem falar nas visitas rotineiras de trabalho e inspeção de obras nestas localidades, que o prefeito faz questão de acompanhar pessoalmente. “ Me identifico muito com o povo da zona rural, com a generosidade e o calor humano das pessoas simples do campo”, afirma o prefeito.

Aos domingos, Fabio Gentil começa o dia indo à missa na Igreja da Matriz, no centro histórico da cidade, em seguida vai até a Feirinha da Gente no largo da Igreja de São Benedito, onde encontra amigos e interage com a população, e então segue para a zona Rural, onde a cada domingo visita um ou dois dos 735 povoados de Caxias.

“Nestas visitas aos povoados o prefeito é sempre recebido com muito carinho pela população. No povoado Usina Velha por exemplo, D. Valda, moradora da região, nos recebeu com um café da manhã reforçado e uma variedade de bolos que ela mesma diz ter feito questão de preparar”, afirma o Professor Chiquinho, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que sempre que possível acompanha o Prefeito Fábio Gentil em visitas pela zona rural. “Quando ainda era vereador Fabio Gentil fez a estrada, construiu nossa escola e colocou iluminação pública no povoado, e agora como prefeito, já fez poços artesianos e a ponte de concreto”, afirma D. Valda.

Seja tomando café na casa de Dona Valda no povoado Usina Velha, ou reunido para uma prosa com os moradores do Povoado Porto do Paiol, onde vai construir uma nova escola, Fabio Gentil se sente completamente à vontade na zona rural, onde vem construindo pontes, calçando ruas, inaugurando postos de saúde e promovendo melhorias na agricultura familiar.

Contudo, a zona rural de Caxias nem sempre teve a atenção que hoje tem por parte do Prefeito Fábio Gentil. No povoado Porto do Paiol por exemplo, distante 80 Km de Caxias, apesar de estar a apenas 10 km da Fazenda Santa Clara, propriedade pertencente à família Coutinho, que esteve no poder por 12 anos no município de Caxias, nada foi feito em benefício da população local pelos antigos dirigentes, mesmo tendo sido reduto eleitoral da família, por tantos anos. A vereadora Thaís Coutinho, que não perde a oportunidade para falar mal da atual gestão, jamais se preocupou em levar melhorias para as famílias daquela região, da qual só lembrou quando buscava votos para se eleger.

“Os prefeitos anteriores só se preocupavam com os votos na época das eleições, e só faziam promessas, nada mais. As comunidades rurais ainda lutam pelo básico, como um campinho de futebol, melhorias nas estradas vicinais, a construção de escolas dignas, de postos de saúde e pelo apoio à agricultura familiar”, afirma Antonione dos Santos, o Torneirinho, administrador do Balneário Veneza e também uma liderança local no povoado Porto do Paiol e regiões vizinhas. Torneirinho, junto com outros líderes comunitários vêm buscando melhorias para a região, como a construção de uma nova escola, uma vez que o povoado cresceu e a quantidade de jovens aumentou, havendo também a necessidade de se ter ali uma escola para atender alunos do quinto ao nono ano. O prefeito Fábio Gentil se sensibilizou com a situação destes alunos, e decidiu construir a nova escola ainda este ano, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade, que passou por vários prefeitos sem ser atendida. A nova escola contará com quatro salas, refeitório e outras dependências.

O prefeito Fabio Gentil e sua equipe visitando o povoado Porto do Paiol, e ouvindo as reivindicações feitas pelo líder comunitário, Prof. Fábio

Por enquanto, a única escola que existe no Porto do Paiol atende os alunos até o quinto ano e foi construída há mais de 30 anos pelo prefeito Zé Castro, sendo reformada na administração do prefeito Hélio Queiroz. De lá para cá, esta escola nunca recebeu nenhum tipo de melhoria. Nesta região há uma demanda muito grande de alunos que se direcionam para as cidades vizinhas, como São Paulo dos Pretos, Senador Alexandre Costa, ou até mesmo retornam para estudar no povoado Baú, a 40 quilômetros de distância. Portanto, a nova escola prometida pelo Prefeito Fábio Gentil, chegará em boa hora.

Para que se perceba as necessidades das comunidades distantes das sedes dos municípios, é importante que os prefeitos saiam do conforto de seus gabinetes e visitem estas localidades, participando do seu dia a dia, ouvindo sobre suas reais necessidades, e isto Fábio Gentil faz o tempo todo. Não é à toa que ele mantém sua popularidade em alta deste quando venceu as eleições. Que outros sigam o seu exemplo, o povo do Maranhão agradece.

Sem comentário para "Em Caxias, a zona rural vem recebendo atenção especial da prefeitura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS