Blitze suspensas por Flávio Dino durante a campanha política estão de volta

0comentário
Blitz foi montada na noite de sábado e madrugada de domingo em trecho da Avenida dos Holandeses na Ponta d’Areia

As temidas blitze de trânsito estão de volta, após longo período de inatividade, mais precisamente, desde a campanha eleitoral do ano passado. As barreiras estão sendo montadas em pontos estratégicos da região metropolitana de São Luís, principalmente aos fins de semana e dispõem de megaestrutura. À frente da fiscalização Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), unidade da Polícia Militar cujos membros costumam ser implacáveis até mesmo com colegas de farda.

Na noite de sábado e madrugada de domingo, uma mega blitz foi realizada pelo BPRV no trecho da Avenida dos Holandeses próximo ao Petiscaldos, na Ponta d’Areia, corredor de tráfego que dá acesso a alguns dos principais points de diversão da capital. O objetivo era claro: flagrar motoristas e motociclistas infratores, aplicar multas e, em casos extremos, apreender os veículos.

Estatística do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aponta que este ano 88 condutores já foram multados este ano, na capital, por dirigir sob a influência de álcool. O ato de conduzir veículo bêbado é apenas o 32º motivo de autuação por infração de trânsito em São Luís, mas os números deverão ficar mais robustos com o retorno das blitze. O mesmo vale para os outros municípios da Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), que registraram, juntos, só 25 multas por alcoolemia em 2019, segundo o banco de dados do Detran.

A tendência é que a fiscalização de trânsito se torne cada vez mais abrangente a partir de agora, pois o BPRV dispõe de efetivo, frota de viaturas, equipamentos e até armamento suficientes para a operação. As apreensões de veículos também devem aumentar, lotando ainda mais o pátio da empresa terceirizada contratada pela governo para leiloar, os bens tomados dos cidadãos, inclusive de trabalhadores que utilizam o carro ou a motocicleta para obter o sustento das suas famílias.

O argumento do governo – mais dos do que correto, diga-se – é de que as blitze ajudam a coibir a imprudência ao volante e tornam o trânsito mais seguro. O curioso é que a necessidade de reprimir infrações, como a perigosa combinação de álcool e direção, foi totalmente ignorada enquanto Flávio Dino se lançava na corrida pelos votos e evitava qualquer ato ou medida impopular que pudesse comprometer sua reeleição.

Sem comentário para "Blitze suspensas por Flávio Dino durante a campanha política estão de volta"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS