Enquanto empresários avaliam oportunidades de negócios geradas pelo acordo entre Brasil e Estados Unidos para uso da base de Alcântara, PCdoB de Flávio Dino atrasa tramitação de projeto na Câmara Federal

0comentário
Grupo de empresários e membros do comando CLA diante da plataforma de lançamento de foguetes (Foto: Paulo Soares/O Estado)

Um grupo de empresários, acompanhado de representantes de entidades ligadas ao setor industrial, esteve ontem em Alcântara para avaliar as oportunidades de negócios que podem ser geradas pelo acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) firmado entre o Brasil e os Estados Unidos para permitir o lançamento de foguetes e satélites a partir da base aeroespacial instalada desde a década de 80 naquele município. No mesmo dia, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AL) pediu vistas do texto em tramitação no Congresso, a pretexto de conhecer melhor as regras de exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara.

O relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), chegou a ler o parecer favorável à aprovação do texto, mas a deputada comunista Perpétua Almeida (PCdoB-AC) pediu vista, alegando que os parlamentares precisam de mais tempo para analisar o texto, adiando a votação.

Trâmite

O acordo precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional, conforme determina a Constituição Federal. A Comissão de Relações Exteriores é a primeira etapa de tramitação do acordo no Parlamento.

Se for aprovado pelo colegiado, precisará passar ainda por outras duas comissões: a de Ciência e Tecnologia e a de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Depois, terá de ser apreciado pelo Senado.

Manobras

Governador Flávio Dino e Perpétua Almeida (de xale branco e flor no cabelo) em encontro de oposicionistas

Pelo que se percebe, a oposição, que tem como um dos membros mais destacados o PCdoB do governador Flávio Dino, vai usar todas as manobras possíveis para retardar o processo, movida por um ranço político inaceitável diante dos ganhos que o AST pode proporcionar ao país.

A intransigência da bancada oposicionista vai de encontro às perspectivas alimentadas pela classe empresarial, que desde já se mobiliza em busca de oportunidades de negócios, sinônimo de geração de trabalho e renda para a população.

Tomara que tal postura não afugente investimentos ora em planejamento. Seria desastroso para o Brasil e para o Maranhão.

Sem comentário para "Enquanto empresários avaliam oportunidades de negócios geradas pelo acordo entre Brasil e Estados Unidos para uso da base de Alcântara, PCdoB de Flávio Dino atrasa tramitação de projeto na Câmara Federal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS