Prefeita de Cururupu representa o Brasil em convenção da ONU sobre o clima

0comentário
Professora Rosinha com representantes da Embaixada do Brasil na convenção da ONU

Cururupu é o único Município do Maranhão e de toda a região Nordeste a participar da 25ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), que acontece entre os dias 2 e 13 de dezembro, em Madrid, capital da Espanha, com importantes debates sobre o futuro dos municípios.

A prefeita de Cururupu, Rosária de Fátima Chaves, a Professora Rosinha, chega à Espanha nesta quinta-feira (5) e se junta a líderes políticos, diplomatas ligados ao clima, especialistas e ativistas para discutir as mudanças climáticas sob um senso crescente de urgência.

Batizada de COP25, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano reúne quase 29 mil pessoas desde a ultima segunda-feira (2), em Madri. Os participantes são representantes de quase 200 países.

Liderança

A prefeita Professora Rosinha é uma forte liderança política do Maranhão e conta com o apoio e o respeito de nomes fortes da política do Maranhão. Sua participação na conferência, em Madrid, se dá a convite do Instituto Alziras. A Delegação de Prefeitas Amazônicas na 25ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25) é formada por três gestoras municipais escolhidas pelo instituo e representarão o Brasil no evento. Além da Professora Rosinha, integram a comitiva, Fernanda Hanssen, prefeita de Brasiléia, no Acre; e Teresa Surita, prefeita de Boa Vista.

Apesar da convenção acontecer entre os dias 2 e 13 de dezembro, a prefeita de Cururupu participará do evento entre os dias 6 e 9, como palestrante. Ela discorrerá sobre o tema tema “Modelos de Experiências Sustentáveis na Amazônia Legal: Cururupu e suas Riquezas Naturais e Culturais”.

A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados do Brasil pertencentes à bacia Amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas. O Governo Federal, reunindo regiões com idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região Amazônica, instituiu o conceito de “Amazônia Legal”.

Mulheres na política

No primeiro turno das eleições 2016, 199 mulheres foram eleitas prefeitas em todos os municípios da Amazônia Legal. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que quase 25% dos municípios da região passaram a ter mulheres no comando. Maranhão, Tocantins e Pará foram os estados que mais elegeram mulheres, com 35, 32 e 18 candidatas eleitas, respectivamente.

Instituto Alziras

O Instituto Alziras é uma organização que tem o objetivo de desenvolver ferramentas para contribuir para o aumento da participação das mulheres na política. O instituo entende ser fundamental compreender as experiências das mulheres na política municipal, pois ela é a porta de entrada e a base da construção de parte significativa das carreiras políticas.

O Instituto Alziras lançou o estudo inédito “Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020)”. A pesquisa, que ouviu 45% das 649 das prefeitas eleitas em 2016, mostra que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política em sua trajetória, têm mais anos de estudo do que os prefeitos homens e superam enormes desafios em municípios pequenos e sem recursos.

Convite

O convite feito para a prefeita Professora Rosinha surgiu após uma ampla pesquisa e estudo feito pelo instituo sobre os trabalhos, ações, programas e projetos da gestão da prefeita de Cururupu, por meio das politicas municipais e pelo forte dialogo e parceiras firmadas com outras instituições, que favorecem melhor qualidade de vida da população e garantirão qualidade de vida às futuras gerações. Experiências que serão compartilhadas em sua palestra no evento Mundial.

O convite à prefeita professora Rosinha foi isento de quaisquer despesas com a viagem. Todas os gastos serão custeados pela instituição responsável pelo convite, não gerando quaisquer ônus para o Município.

Sem comentário para "Prefeita de Cururupu representa o Brasil em convenção da ONU sobre o clima"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS